Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Conferência de Liberac sobre Ciências, Independências e Territórios abre Reconcitec 2022

19 de Outubro de 2022, 15:13 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 0 vezes

{youtube}Mju4OO5mmFw{/youtube}

A palestra "Ciências, Independências e Territórios", ministrada pelo professor doutor em História, Antônio Liberac abriu, oficialmente, a programação da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Recôncavo da Bahia (Reconcitec 2022), no início da noite do último dia 18, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira.  

A conferência de Liberac teve tradução em libras e transmissão, em tempo real, pela TV UFRB. A programação da 8ª Reconcitec, realizada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tem formato hídrido, com atividades presenciais e virtuais, e segue até a próxima sexta, dia 21. A programação do primeiro dia, com apresentação musical, as falas da mesa de honra e a palestra de Liberac marcaram a retomada das atividades presenciais da Reconcitec, após o período de emergência em saúde pública mundial, decorrência da pandemia da COVID-19.  

Liberac falou do tema sob as perspectivas da cultura negra e popular, apoiando-se na história social, abordando objetos de pesquisa que são alheios ao mundo das elites, descrevendo laços sociais e estabelecendo o papel de protagonistas da História também para as classes sociais consideradas menos favorecidas, como estudantes de baixa renda, camponeses, operários, escravos e pessoas comuns, no decurso da história política do Brasil. 

Liberac exaltou a experiência de inclusão provocada pela Lei de Cotas, que completa dez anos - a lei garante que metade das vagas de institutos e universidades federais seja reservada para ex-alunos da rede pública. Para Liberac, sob pressão popular dos movimentos sociais, de estudantis e de docentes, fazer o Governo Federal garantir, além do acesso, a permanência dos alunos de baixa renda no ambiente universitário, com bolsas estudantis, a criação de restaurantes e de residências em todos os campi da UFRB. 

O coletivo Xaréu, composto por estudantes de diversos cursos do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) foi a atração artística responsável pela apresentação cultural de abertura do evento. Foi a primeira apresentação pública do grupo fora das instalações físicas do CECULT. O coletivo Xaréu tem, em seu repertório, a maioria de suas músicas autorais, e busca a valorização da diversidade musical contemporânea a partir das tradições originárias de matrizes africanas e indígenas da música do recôncavo baiano. 

Presenças - Estiveram presentes na abertura da Reconcitec 2022, o reitor da UFRB, professor Fábio Josué; os pró-reitores Maurício Ferreira (PPGCI); Tatiana Veloso (PROEXT); Karina Cordeiro (PROGRAD); Emerson Santa Bárbara (PROAD); e Carlos Alberto de Paulo (PROPAAE); o chefe do Gabinete do Reitor, Luiz Paulo Jesus de Oliveira; o coordenador de Comunicação, César Velame; o vice-diretor do CAHL, Sérgio Armando Diniz Guerra Filho; os diretores do CETEC, Adson Mota Rocha; do CETENS, Jacson Machado Nunes; professores, técnicos-administrativos, estudantes e a comunidade externa.

A mesa de honra do evento foi composta pelos professores, o reitor Fábio Josué, o pró-reitor Maurício Ferreira, a coordenadora de Pesquisa, Soraia Barreto Aguiar Fonteles e o vice-diretor do CAHL, professor Sérgio Guerra.

Entre os pontos de fala do professor Sérgio Guerra, ele agradeceu ao reitor Fábio Josué e sua equipe de trabalho pelas reformas do prédio do CAHL, dentre elas, as realizadas para a reabertura do auditório do prédio Quarteirão Leite Alves. A reforma do auditório contemplou a recuperação e pintura de paredes e do teto; a troca de fiação elétrica nas instalações internas; a revisão de iluminação com a troca de lâmpadas; e a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado.

O reitor Fábio Josué descreveu as ações realizadas pela UFRB durante o período de pandemia, com ações no ensino, na pesquisa e na extensão e as ações desenvolvidas pela administração superior no período pós-pandemia, com investimentos físicos, para melhorar a infraestrutura nos Centros de Ensino da instituição, dentro das possibilidades orçamentárias recentes.

Sobre a Reconcitec, o reitor disse que o evento tem se firmado, a cada edição, como um importante espaço de sistematização e de socialização do conhecimento produzido no âmbito da UFRB. “É necessário destacar a importância da universidade para a conquista de nossa independência e de nossa soberania, infelizmente, longe de ser alcançada em sua plenitude”, afirmou Fábio Josué.

Mais de 80 atividades 

A 8ª edição do evento conta com mais de 80 atividades, em paralelo com o XVI Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVI SEPIP); o VII Simpósio de Extensão; o III Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB: Os primeiros não serão os últimos; a X Feira Acadêmica de Economia Solidária (X FAESOL) e o IV Simpósio de Graduação da UFRB. 

Confira a programação completa da Reconcitec 2022.

Confira fotos da abertura.

{youtube}KF13oO-mfaw{/youtube}


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6698-conferencia-de-liberac-sobre-ciencias-independencias-e-territorios-abre-reconcitec-2022

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog