Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

CONSUNI aprova Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRB para doze anos

28 de Maio de 2019, 11:34 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 43 vezes

O Conselho Superior (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou, por voto unânime de seus conselheiros, o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) para o período de 2019-2030.

A sessão extraordinária, com essa pauta única, aconteceu dia 16 de maio, na Sala dos Conselhos, localizada no Prédio da Reitoria, Campus Cruz das Almas.

O PDI para doze anos do planejamento e execução na UFRB apresenta para a sociedade o compromisso de gestão e o percurso que pretendido a se seguir no período de 2019-2030 para avançar na direção da justiça social e da garantia de direitos pela promoção de uma educação inovadora e que privilegie tanto a competência técnico-científica como a formação integral da pessoa.

O presidente do CONSUNI, reitor Silvio Soglia, ressaltou a realização de consultas públicas com a participação e contribuição de vários segmentos institucionais ligados direta e indiretamente à UFRB; e o processo de utilização de sugestões e opiniões pelo correio eletrônico e site do PDI construído para estes fins.

As consultas públicas abordaram a Missão, Visão e Valores; as Linhas de Ação; as Políticas; e os Programas Estruturantes e Objetivos Estratégicos, e aconteceram no período de 24 de setembro a 02 de dezembro de 2018.

“Esse PDI como peça de planejamento se aproxima muito da realidade da instituição” afirmou o reitor.

O conselheiro e pró-reitor de Planejamento (PROPLAN), José Pereira Mascarenhas Bisneto fez a apresentação do processo de construção do PDI, que demorou sete meses desde que iniciado e finalizado, colhendo sugestões e analisando idéias da comunidade acadêmica e de setores parceiros da UFRB, nos territórios de identidade por ela influenciados.

Segundo Mascarenhas, o PDI faz um planejamento de médio prazo – doze anos – com metodologia de revisão a cada dois anos, utilizando a Metodologia FORPDI.

A Metodologia FORPDI, adequadas às ferramentas de suporte do Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e Projetos (SIGPP) e Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), permitem aliar planejamento e execução do PDI.

O documento foi elaborado a partir da constituição de cinco comissões temáticas, constituídas por servidores da UFRB, definidas por portarias da Reitoria: Comissão de Sistematização, Comissão Perfil Institucional, Comissão Objetivos Estratégicos Administrativos, Comissão Objetivos Estratégicos Acadêmicos e Comissão de Monitoramento e Controle.

PDI

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia é resultado de longos anos de articulação de diferentes segmentos da sociedade da região que lhe dá identidade, no interior de um grande estado da federação cujo perfil educacional precário manteve-se praticamente inalterado ao longo de décadas. Assim, sua história exige compromissos com os segmentos que ficaram à margem não apenas da educação, e uma definição clara de objetivos que contribuam para enfrentar as desigualdades e a discriminação.

Conheça o PDI.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5522-consuni-aprova-plano-de-desenvolvimento-institucional-da-ufrb-para-doze-anos

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil