Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

"Didática no Ensino Superior” é o novo curso de educação continuada da SEAD

29 de Dezembro de 2016, 17:50 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 195 vezes

Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga seu novo curso: Didática no Ensino Superior. Gratuito e aberto a comunidade interna e externa, o curso online tem carga horária de 68 horas e conta com inscrições contínuas e ilimitadas.

O objetivo do novo curso é possibilitar que os participantes tornem-se aptos para realizar o planejamento didático de ensino superior. O curso é dividido em dois módulos, com nove videoaulas e seus respectivos materiais didáticos. O público-alvo são professores universitários e profissionais que desejam se inserir no magistério superior. Entretanto, as discussões são aplicáveis aos processos de ensino e aprendizagem como um todo, razão pela qual os professores da educação básica também podem encontrar contribuições teóricas e sugestões úteis relacionadas à prática profissional. 

“Uma queixa comum dos estudantes é a falta de didática de alguns professores e isto ocorre tanto na educação básica como no nível superior. Frequentemente, os professores do nível superior não possuem  formação didática consistente para mediar o processo de ensino e aprendizagem, resultando em sérios entraves. O curso possibilita aos participantes uma reflexão teórica e prática dos aspectos da didática que impactam diretamente na prática docente, abordando questões tais como os princípios da aprendizagem, as competências necessárias para ensinar, discute algumas técnicas de ensino, a utilização dos recursos didáticos, a avaliação das aprendizagens e o planejamento do processo educativo”, declara o professor responsável pelo curso e chefe do Núcleo de Educação Continuada da SEAD, Eniel Espirito Santo.

Após a inscrição, o participante possui até 30 dias para finalizar as atividades do curso. "Esperamos que o curso contribua para que os docentes (re) signifiquem sua prática educativa à luz da didática, que em síntese se constitui na arte de ensinar", afirma Santo. É considerado aprovado o estudante que alcançar rendimento igual ou superior a 70%.

Cursos de Educação Continuada sem Tutoria: a SEAD também disponibiliza mais nove cursos: "Flavonoides em Alimentos: Princípios gerais", “Introdução a Conferência Web RNP”, “Moodle para Professores e Tutores EaD”, “Planejamento, Avaliação e Fundamentos da EaD”, “Leitura e Produção de Textos Acadêmicos”, “Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos”, “Básico de Prezi”, “Suporte Básico de Vida em Cardiologia Adulto” e  "InDesign para Iniciantes".

Todos os cursos estão disponíveis em ava.academico.ufrb.edu.br

Mais informações: www.ufrb.edu.br/ead

Confira também algumas declarações de cursistas, fornecidas no fórum "Opine sobre o curso":

- "Extremamente significativo a proposta do curso em tela" - Ailton Pereira (Cruz das Almas) 

- "Um ótimo curso" - Luciana Paulino (Camaçari)

-  "As questões do curso são bem coerentes com aquilo que é, de fato, repassado nos conteúdos, seja dos vídeos, seja dos arquivos. Além das questões serem bem claras, elas tratam de assuntos que realmente são importante para quem pretende usar a Didática" - Thiago Felicio (Terezina)

- "Parabéns a todos que trabalharam na efetivação deste curso. Não tenho dúvida que seus conteúdos nos ajudarão em nossa prática docente, em especial no ensino superior! Grato pela oportunidade!" - José Flavio da Paz (Porto Velho)


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4609-didatica-no-ensino-superior-e-o-novo-curso-online-disponibilizado-pela-sead

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil