Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudantes de Medicina da UFRB promovem III Congresso de Medicina do Recôncavo

23 de Maio de 2019, 21:26 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 45 vezes

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deram início na última quarta-feira, 22, ao III Congresso de Medicina do Recôncavo da Bahia (RECONMED). O evento, que segue até sexta, 24, traz como tema nesta edição “O Sistema Único de Saúde na Formação e na Prática Médica”. A cerimônia de abertura ocorreu no auditório do Centro Cultural de Santo Antônio de Jesus.

Compuseram a mesa de abertura a pró-reitora de Graduação; Rosineide Mubarack; a vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, Vânia Alves; o secretário de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Leandro Lobo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Brito dos Santos; a coordenadora geral da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, Djerlly Silva; a coordenadora do Colegiado de Medicina, Luciana Barboza; a Secretária de Cultura, Turismo e Juventude, Dene Cortes; e o coordenador geral do evento, Joanderson Cruz. No platéia, estudantes, profissionais da saúde, professores e médicos do Recôncavo da Bahia.

Em nome da comissão organizadora, Joanderson Cruz deu as boas vindas aos participantes do Congresso e aproveitou para destacar a consolidação evento e agradecer a parceria dos estudantes de outras instituições de ensino superior pela colaboração.

A professora Vânia Alves destacou a relevância do evento e do protagonismo dos estudantes para o CCS. A pró-reitora Rosineide Mubarack encerrou as falas reafirmando o compromisso da universidade em apoiar as iniciativas dos eventos acadêmicos de forma democrática. “Nossa intenção é formar médicos para o mundo com visão humanística. E aqui teremos a oportunidade nas oficinas e nos espaços do evento de socializar saberes, trocar experiências para defender o SUS na formação e na prática médica. Vamos discutir ciência, é o que Brasil precisa: diálogo crítico e plural”, afirmou.

Homenagens - Ao final da cerimônia, os estudantes fizeram uma homenagem a médicos do Recôncavo da Bahia. Foram homenageados: Lívia de Araújo Gonçalves, Euvaldo de Almeida Rosa, Antônio Carlos de Assunção Neto, Carlos Alberto Souza Sacramento, Gilvandro Sacramento Couto, Francisco de Assis Neves Freire, Daniele de Mello Vieira Rocha Brandão, e Edwaldo Lopes Britto (in memória).

A conferência da noite intitulada “Atenção personalizada à Saúde no Brasil e no mundo”foi preferida pelo médico Robert Samuel Janett. Robert é Médico, professor assistente de Medicina na Harvard Medical School, consultor sobre políticas de saúde do Banco Mundial, e assessor sênior de políticas públicas.

A programação do III RECONMED segue com debates que contemplam várias áreas de interesse dos estudantes de Medicina e profissionais da saúde. Estão previstas mesas de abordagem científica, cultural e política, apresentação de trabalhos científicos, minicursos, oficinas, conferências. Confira a programação completa.

{gallery}noticias2019/reconmed{/gallery}

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5519-estudantes-de-medicina-da-ufrb-promovem-iii-congresso-de-medicina-do-reconcavo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil