Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Estudantes do CCS promovem campanha para doação de sangue, medula, cabelo e órgãos

24 de Abril de 2015, 19:11 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 36 vezes

O Projeto “Diga sim, seja doador de medula, sangue, cabelos e órgãos” foi realizado em Feira de Santana, entre os dias 09 e 15 de abril. Os responsáveis foram os estudantes de Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que fazem estágio na cidade, no Hospital Geral Clériston Andrade.

O objetivo da campanha foi sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, cabelos, do cadastro de medula óssea e da doação de órgãos. Foram realizadas quatro ações de educação em saúde nos colégios Modelo e Assis Chateaubriand, nos dias 09, 10 e 13 de abril. No dia 15, aconteceu o "Dia D" da campanha, no qual os estudantes fizeram um stand com atividades educacionais e captação ativa de doadores. Foram mais de 60 doações de sangue, 30 cadastros de doadores de medula óssea e 10 cortes de cabelos que serão revertidos em perucas para crianças com leucemia em tratamento quimioterápico.

“Ações como essa são importantes, considerando que a dimensão social representa a tomada de consciência de uma sociedade, que deve compreender que, para atender a demanda de transfusão e transplantes de uma forma universalizada, é necessário que o cidadão entenda que a doação não é apenas um ato solidário, mas, sobretudo, um ato de responsabilidade, formando-se assim, uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação”, declarou a estudante do nono semestre Stefany Silva.

A intervenção aconteceu com a iniciativa dos estudantes que atuam nas unidades: Sala Vermelha, Pequenas Cirurgias, Pronto Atendimento Masculino (setores de emergência) e Unidade de Terapia Intensiva, em parceria com a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), a Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemoba e o Salão de Beleza Mulher Bella em Feira de Santana.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3990-estudantes-do-ccs-promovem-campanha-para-doacao-de-sangue-medula-cabelo-e-orgaos

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil