Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Grupo de Estudos da UFRB promove I Ciclo de Atualidades em Buiatria

23 de Março de 2014, 18:11 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 48 vezes

Teve início na quinta-feira, 20, o I Ciclo de Atualidades em Buiatria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Durante três dias, o evento reuniu estudantes e profissionais interessados em compartilhar e aprofundar os conhecimentos nesta ciência que abrange todos os aspectos relacionados à saúde e produção de ruminantes. Na programação, palestras e minicursos.

A atividade foi promovida pelo Grupo de Estudos em Buiatria (GEB) da UFRB, criado em setembro de 2013 por iniciativa de discentes. Na abertura do Ciclo, o coordenador técnico do grupo, o médico veterinário Carmo Biscarde, deu as boas-vindas aos presentes e disse que, a partir da experiência desse primeiro encontro, a tendência é que sejam realizados novos eventos na área. “Estamos crescendo cada vez mais. Hoje, participam do grupo estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, todos querendo adquirir conhecimentos do que acontece de mais atual na ciência Buiatria”, disse o coordenador.

Além de marcar o surgimento desse novo espaço de estudo na UFRB, o evento trouxe nomes como Rodrigo Bittencourt (UFBA), Fernando Alzamora Filho (UESC), Anna Fernanda Ferreira (UNIME) e Alberto Gusmão (UFBA) a fim de contribuir para a formação intelectual, acadêmica e prática dos estudantes. “As características naturais da UFRB são muito favoráveis para que essa área se desenvolva por aqui”, disse o professor Joselito Costa, buiatra e coordenador docente do Grupo de Estudos. “Estamos em um meio rural, com rebanhos de caprinos, ovinos e bovinos leiteiros e de corte à nossa disposição”, explicou.

O professor acrescentou ainda, que por conta dessa facilidade pouco comum em outras universidades, os discentes do GEB também têm a oportunidade de atuar de forma prática nos setores zootécnicos da UFRB, espaço conhecido como Fazenda Experimental. Divididos em grupo, eles prestam auxílio ao tratamento clínico dos animais. “São mais de 60 partos de vacas, de ovelhas e de cabras por ano na UFRB. E isso está acontecendo ao lado da sala de aula. O aluno não precisa se deslocar para estar próximo ao que será sua realidade profissional”, disse Costa. 

A estudante Laiara Fernandes, do 5º semestre de Medicina Veterinária, é uma das integrantes do Grupo de Estudos em Buiatria e comemora os avanços nos estudos e nas práticas nessa área na UFRB. “Aprendemos o manejo dos rebanhos e como lidar com as doenças na prática”, disse a estudante, que já teve que lidar com casos de ceratoconjuntivite e ectima contagioso em rebanho de caprinos. “Trazemos as discussões desses casos para a sala e debatemos as melhores práticas”. 

Saiba mais sobre o GEB no site www.ufrb.edu.br/gebuiatria. 

Confira fotos do I Ciclo de Atualidades em Buiatria: 

{gallery}noticias2014/buiatria{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cursos-e-eventos/3518-grupo-de-estudos-da-ufrb-promove-i-ciclo-de-atualidades-em-buiatria

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil