Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Oficina de compras de produtos da cultura familiar é realizada pela Proext

29 de Dezembro de 2016, 17:59 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 188 vezes

A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Colegiado Territorial do Recôncavo da Bahia realizaram a oficina de compras de produtos da cultura familiar, nesta quinta-feira, 29 de dezembro. O objetivo é auxiliar os integrantes de associações  e cooperativas do Território do Recôncavo da Bahia à participação na Chamada Pública 01/2016 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar da Secretaria de Educação do Governo do Estado, com inscrições abertas até 13 de janeiro 2017.

Cerca de 17 representações de associações e cooperativas de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Saubara, São Felipe, Muritiba, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, São Felix e representantes de redes de empreendimentos da agricultura familiar estavam presentes com o intuito de compreender as exigências da Chamada Pública voltada às compras públicas com a agricultura familiar. Diversas unidades escolares do estado terão seu fornecimento de alimentos atendidos por meio desse edital. O prazo de vigência do contrato, a contar da data da assinatura, será de 180 dias.

A pró-reitora de Extensão, Tatiana Velloso, ministrou a oficina, que, além de apresentar os pontos elencados no edital, também debateu a necessidade de organização das entidades da agricultura familiar para acesso às políticas públicas, bem como as organizações de apoio e de fomento, como as de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). "Para a UFRB, a participação nestes espaços contribui para a articulação da agenda das atividades acadêmicas implicadas com o desenvolvimento territorial. Este desenvolvimento passa pela valorização da cultura e da identidade do Recôncavo, a partir do fortalecimento da agricultura familiar e da segurança alimentar e nutricional para as unidades escolares”, aponta Velloso.

Na abertura da oficina, a vice-reitora da UFRB, Georgina Gonçalves, destacou a importância da interação entre universidade e as comunidades em que está inserida. O evento contou também com a presença de representantes do Colegiado Territorial, João Carlos, e da Coordenação Estadual dos Territórios, Mariana Moraes e do pregoeiro da UFRB, Claudio Itamar da Pró-Reitoria de Administração (PROAD), que falou sobre a próxima Chamada Pública da UFRB para as compras com a agricultura familiar, que está na fase de construção do documento. Houve ainda a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado, Lorena Maria Rocha e do Fórum de Educação do Campo do Recôncavo e do Vale do Jiquiriça, Pedro Melo.

No final da Oficina, foram encaminhadas ações formativas para construção de redes entre as organizações da agricultura familiar e das entidades de apoio, com a busca do envolvimento das unidades escolares do Território do Recôncavo para debater a importância dessas compras e o seu aperfeiçoamento no diálogo com a potencialidade local dos produtos.

Os alimentos a serem licitados são elencados no documento do governo do estado e divididos pelas necessidades informadas por cada escola. A descrição dos alimentos e os preços a serem licitados encontram-se em anexo no edital de Chamada Pública.

Mais informações sobre a chamada pública no site da Secretária de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia. 

Confira fotos da oficina:

{gallery}noticias2016/oficina-proext{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4610-oficina-de-compras-de-produtos-da-cultura-familiar-e-realizado-pela-proext

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil