Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Professor da UFRB descobre gravação que reproduz a voz de Mário de Andrade

28 de Abril de 2015, 14:23 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 37 vezes

O professor Xavier Vatin do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) descobriu gravação rara que reproduz a voz do poeta Mário de Andrade (1893/1945). O áudio foi encontrado no acervo do lingüista Norte Americano, Lorenzo Turner, estudado por Vatin desde 2012.

As gravações de Turner estão nos arquivos da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, e contém mais de 52 horas de gravações e anotações realizadas na Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso. Também aparecem nos áudios a escritora Rachel de Queiroz e Mary Pedrosa. “A descoberta foi feita na Indiana University, onde fui pesquisador visitante na ocasião de um estágio pós-doutoral no exterior entre 2012 e 2013”, relata o professor.    

Vatin explica que o lingüista Lorenzo Turner desembarcou na Bahia em 1940 e, ao longo de sete meses de pesquisas realizadas em Salvador e no Recôncavo, gravou, registrou e fotografou os mais eminentes sacerdotes e sacerdotisas dos candomblés da época. Para o professor do CAHL, o trabalho de Turner participa de um contexto histórico peculiar que colocou a Bahia como lugar de destaque na construção transnacional dos estudos sobre a diáspora africana nas Américas.

Vatin revela que estar organizando um repatriamento do acervo de gravações sonoras, fotografias, anotações e correspondências. Ele complementa: “as gravações e fotografias de Lorenzo Turner na Bahia mostrará para o Brasil uma parte inédita da obra deste pioneiro do Atlântico Negro”. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3993-professor-da-ufrb-descobre-gravacao-que-reproduz-a-voz-de-mario-de-andrade

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil