Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Professor da UFRB lança livro “Uma Conversa sobre as Áfricas”

9 de Julho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 77 vezes

O livro "Uma conversa sobre as Áfricas" é uma proposta de diálogo a partir da lei que torna obrigatório o ensino de Histórias e Culturas dos Povos Africanos. De autoria do professor de História da África do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, Juvenal de Carvalho, a obra foi lançada neste mês de julho e encontra-se presente nas livrarias Leitura e LDM.

Por meio de uma linguagem simples e direta, o livro aborda o encontro entre um estudante que precisa de conhecimento e um velho sábio cheio de Histórias. Publicado pela Editora baiana Martins e Martins, teve o tempo de produção de dois anos e foi inspirado nas aulas ministradas por Carvalho: "nós sentimos falta de material de introdução sobre o tema. Então, o material surgiu do debate com os alunos em sala".  

"É um diálogo provocado pelo interesse e pela motivação de quem busca sabedoria. Ao perguntar, o jovem conduz a conversa. Ao responder, o velho, sábio, indica caminhos e explora possibilidades. Cada resposta pode gerar muitas perguntas. O desenrolar da conversa segue assim, ao sabor das motivações, sem um traçado pré-estabelecido. Quantas outras perguntas poderiam ser feitas? Quantas outras respostas? A pretensão aqui não é tratar de tudo. O livro é um convite, um pedido de licença para abrir uma grande roda de conversa sobre as Áfricas", aponta Carvalho.

O autor Juvenal de Carvalho é também pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Recôncavo da Bahia da UFRB. Um novo lançamento do livro está previsto para o mês de agosto na Fundação Hansen, em Cachoeira.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3271-professor-da-ufrb-lanca-livro-uma-conversa-sobre-as-africas

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog