Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Profissionais do Recôncavo são capacitados no manejo da Doença Falciforme

19 de Novembro de 2015, 19:10 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes

Com o objetivo de capacitar profissionais do Recôncavo baiano, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Núcleo Regional de Saúde Leste, promoveram na última quarta-feira, 18, no Colégio Ceteps, em Cruz das Almas, o treinamento para o manejo clínico da Doença Falciforme. A atividade faz parte do Projeto de organização da Rede de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme, e é realizada em parceria com Diretoria de Gestão do Cuidado (DGC) da Sesab e municípios da região. Na ocasião mais de 60 profissionais médicos que atuam na Atenção Básica de nove municípios da microrregião de Cruz das Almas participaram do treinamento. No próximo dia 24, será realizada a capacitação do manejo clínico para os dentistas no auditório da Biblioteca da UFRB e no dia 25, no mesmo local, serão treinados os profissionais de enfermagem.

A UFRB foi representada  no treinamento pelo professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Fábio Couto, e por discentes do Programa de Educação Tutorial (PET-Saúde). Para o professor Fábio Couto, coordenador do PET-Saúde, “a ideia é que a partir dessa etapa de finalização do projeto, os gestores municipais sejam incentivados para a pactuação dos serviços de diagnóstico", comenta.

O diagnóstico para Doença Falciforme é disponibilizado aos 417 municípios do estado, através do Teste do Pezinho realizado do terceiro ao quinto dia de vida do recém nascido. Também disponibilizado para todas as gestantes, através da triagem pré-natal em papel filtro e a população geral pelo exame de eletroforese de hemoglobina através da rede laboratorial municipal.

A doença possui incidência de 1/1650 nascidos vivos (Apae Salvador) com padrão de herança autossômica recessiva. Na Anemia Falciforme a Hemoglobina normal chamada de Hb A1 não esta presente nas hemácias e sim uma hemoglobina mutante chamada de Hemoglobina S (mutante-variante).

As doenças falciformes HbSS e HbSC são as formas mais freqüentes e as mais importantes pela gravidade, elas apresentam quadro clínico de: anemia crônica, crises hemolíticas, crises vaso-oclusivas e crises álgicas (dor). O diagnóstico e o tratamento profilático introduzidos precocemente melhoram a evolução da doença e a qualidade de vida dos indivíduos, além de proporcionar orientação familiar e Aconselhamento Genético.

Com Informações da Ascom Sesab




Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/externas/4182-profissionais-do-reconcavo-sao-capacitados-no-manejo-da-doenca-falciforme

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog