Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto apoiado pela UFRB lança filme sobre memórias e cotidiano do Engenho da Ponte

28 de Agosto de 2020, 18:24 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 184 vezes

O projeto Cinemando no Quilombo, que tem o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), anuncia o lançamento do filme “Memórias de um povo”, que retrata as memórias e o cotidiano da comunidade quilombola Engenho da Ponte, localizada no Vale do Iguape, em Cachoeira-BA. A produção é resultado das oficinas de formação em Cinema voltadas para jovens realizadoras do quilombo e será lançada na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, às 19h30, na TV UFRB, numa live com a participação de integrantes do projeto e de seus principais realizadores.

Estão confirmados para a live que marcará o lançamento do filme a coordenadora do projeto, Maria Abade (Maria da Ponte); a idealizadora e produtora, Beatriz Vieirah, egressa do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB; Dona Dulce, cantora, sambadeira, líder no Grupo Esmola Cantada de São Roque do quilombo Engenho da Ponte, marisqueira, pesqueira, agricultora e trabalhadora na Cultura de Dendê; Abade, cantador, líder no Grupo Esmola Cantada de São Roque do quilombo Engenho da Ponte e do Samba de Roda Filhos do Engenho da Ponte, pescador, agricultor e trabalhador na Cultura de Dendê;  Edneia Costa e Edison Confessor, ambos assistentes de produção, e Gilson Santana, coordenador Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira e também egresso da UFRB do curso de Museologia.

A live terá a mediação da professora Dyane Brito, socióloga, doutora em Educação, pesquisadora na área de Relações Raciais, Políticas Afirmativas e Permanência no Ensino Superior e diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus da UFRB em Cachoeira.

Cinemando no Quilombo - Composto por um conjunto de oficinas, tais como fotografia, captação de som, roteiro para documentário, produção audiovisual, direção e edição de vídeo digital, o projeto teve início no mês de agosto de 2019 e será finalizado com o lançamento do filme documentário “Memórias de um povo”. O projeto foi um dos ganhadores do I Edital Setorial de Cultura de Cachoeira, lançado pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de fomentar a cena cultural da cidade.

É uma realização da Associação da Comunidade Quilombola Engenho da Ponte, em parceria com a a Articulação de Mulheres Negras no Engenho da Ponte, Rosza Filmes Produções e Odé Produções. Além da UFRB, o projeto conta com o apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cachoeira e Cinetheatro Cachoeirano, e com aporte financeiro do Fundo Municipal de Cultura de Cachoeira, da Secretaria de Cultura e Turismo e da Prefeitura Municipal da Cachoeira – Tesouro Cultural da Bahia.


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/5941-projeto-apoiado-pela-ufrb-lanca-filme-sobre-memorias-e-cotidiano-do-engenho-da-ponte

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog