Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto de egressas da UFRB exibirá filmes universitários e/ou independentes

24 de Abril de 2015, 18:48 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 4 vezes

O projeto Caixa Cinematográfica, idealizado por egressos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), aposta num modelo particular e criativo de exibição e distribuição de filmes universitários e/ou independentes. A exibição dos curtas será em cabines individuais ao custo de R$ 1,00, valor simbólico que será repassado para o proponente.

A cabine será disponibilizada no período de 11 de maio a 11 de junho de 2015 em espaços populares e de grande circulação em três cidades baianas: Salvador, Cachoeira e Santo Amaro. Além disso, mais opções de curtas estarão disponíveis através da venda de DVDs que também custarão R$ 1,00, valor que do mesmo modo será repassado para o proponente do filme.

De acordo com os autores do projeto, a criação desse modelo de exibição e distribuição está relacionada à deficiência de canais de exibição e difusão do cinema universitário, que geralmente está restrito aos festivais. “Produzimos muito no curso de Cinema, então há a necessidade de dar visibilidade a grande quantidade de produções que não tenham espaço nas grandes salas e nem em grandes circuitos de exibição, mas que podem através dessas iniciativas contemplar quem faz cinema independente”, explica Daniela Pereira, egressa da UFRB.

O projeto também tem autoria dos egressos da UFRB, Bruno Machado e Larissa Oliveira, e conta com a colaboração de Maria Clara Góes, analista de mídias sociais e graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades com Área de Concentração em Estudos das Subjetividades e do Comportamento Humano pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Abel Marcelino, designer gráfico e graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com ênfase em Design Gráfico pela UFBA, e Caio Carvalho, arquiteto responsável pela Caixa Cinematográfica.

Inscrições abertas - Os interessados em divulgar suas obras podem se inscrever gratuitamente entre os dias 11 de abril e 03 de maio de 2015. Para se inscrever, o proponente deve fazer o download do Formulário de Inscrição e do Termo de Autorização disponível na pagina do Wix (http://servicosparacinema.wix.com/ecine), preencher todos os campos obrigatórios e enviar os seguintes anexos em PDF ou JPG.

O curta-metragem deve ter duração máxima de 15 minutos, incluindo os créditos, podendo ser do gênero ficcional, documentário ou experimental. O proponente deverá ocupar uma das seguintes funções no filme/vídeo inscrito: roteirista, diretor, produtor executivo, montador, diretor de arte ou diretor de fotografia, e cada proponente poderá inscrever até duas obras.

Realização - O projeto conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia, através do Edital de Economia Criativa 2014 - 4/2013 do Governo do Estado da Bahia, no qual os estudantes foram premiados; o apoio institucional do curso de Cinema e Audiovisual da UFRB e do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da UFRB e da Secretaria de Cultura da cidade de Cachoeira e do Terminal Rodoviário do município de Cachoeira.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/central-do-aluno/3989-projeto-de-egressas-da-ufrb-exibira-filmes-universitarios-e-ou-independentes

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil