Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Seminário em Cachoeira inicia atividades do projeto Cinema e Educação

20 de Março de 2014, 16:11 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 54 vezes

{youtube}oDroJiu5mls{/youtube}O seminário Cinema e Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve início nesta quarta-feira, 19, no auditório da Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira. O evento reúne professores do ensino fundamental com pesquisadores na área de Cinema e Audiovisual e segue até sexta feira, 21.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Rita Santiago, o projeto tem como objetivo qualificar professores da educação básica no uso de recursos audiovisuais nas práticas pedagógicas: “diante de tantas tecnologias, é importante que tais instrumentos sejam usados de modo qualificado e eficiente, para que a imagem simplesmente não seja posta na sala, mas que tenha significado no cotidiano da escola”.  Ainda de acordo com a pró-reitora, os professores da rede municipal e estadual vinculados ao projeto são das cidades onde há campus da UFRB.

O professor Claudio Manoel, um dos idealizadores do projeto, destaca a conexão da universidade com a comunidade local das cidades participantes: “o nosso desejo é que esse projeto não pare por aqui, mas que a partir das outras duas atividades ele continue existindo em todo o recôncavo”. A coordenadora do Cineclube Mario Gusmão de Cachoeira, Cyntia Nogueira, acredita que a iniciativa também aproxima o curso de Cinema e Audiovisual e o Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) com os cursos de licenciatura do Centro de Formação de Professores (CFP).

Na abertura do evento, as pesquisadoras Andréia Mota (CineCabeça/PE) e Adriana Fresquet da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), compartilharam suas experiências de projetos voltados para o ensino e a produção da linguagem audiovisual em cineclubes e escolas.  A pedagoga Consuelo Mendes de Cruz das Almas diz que a atividade foi produtiva e espera despertar esse prazer também nos alunos: “cinema e educação tem tudo a ver, mas tem que ser uma coisa estudada, programada e que veja a realidade de cada aluno e cada cidade, como estamos vendo aqui”, afirmou.

O seminário compõe a primeira fase do programa Cinema e Educação - realizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRB, em parceria com Cineclubes existentes na universidade - e conta com apoio do Fundo de Cultura através de edital da Secretaria de Cultura da Bahia. As etapas seguintes do projeto envolvem oficinas, minicursos e distribuição de material didático, que serão realizados no Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB em Amargosa.

Confira fotos da abertura do evento:

{gallery}noticias2014/cinema-e-educacao{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/3517-seminario-em-cachoeira-inicia-atividades-do-projeto-cinema-e-educacao

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil