Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB apresenta na Bahia Pesca nova tecnologia para criação de Tilápia no semiárido

19 de Fevereiro de 2014, 9:12 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 98 vezes

Apresentação do sistema caseiro de piscicultura (Foto: Ascom Bahia Pesca)Inovação tecnológica para a convivência com a seca. Esse é o objetivo do Projeto PeixeFácil, apresentado pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) nesta terça-feira, 18, para análise da Bahia Pesca. O sistema será inicialmente implantado na Estação Experimental de Pedra do Cavalo e direcionando as atividades para a região do semiárido baiano como forma alternativa de estímulo à produção e produtividade diante de condições climáticas desfavoráveis à piscicultura. O próximo passo é estabelecer um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, sob a supervisão do pesquisador da UFRB Antônio José da Silva Júnior, criador do sistema.

Idealizado como sistema caseiro de piscicultura o Projeto PeixeFácil  prevê otimização de recursos hídricos e democratização da atividade uma vez que requer materiais simples com fácil manutenção e operação. “O projeto toma proporções ainda melhores quando conseguimos aliar seus objetivos com o plano de trabalho do Governo do Estado que colocou as alternativas de convivência com a seca como prioridade na Bahia”, comentou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, durante a apresentação do PeixeFácil, ressaltando que a viabilidade econômica, aliada à possibilidade de criação de um sistema de hidroponia vertical, pode atender até quatro famílias.

“Dessa forma, esperamos nortear novos experimentos vinculados à produção de Tilápias em mini sistemas intensivos caseiros de recirculação, incentivando o desenvolvimento de metodologias capazes de garantir e viabilizar a produção de pescados em nível caseiro no âmbito de pequenos piscicultores familiares e microempreendedores”, enfatiza Peixoto.

Outro aspecto positivo é não impactar o meio ambiente e ocupar pouco espaço para a montagem do sistema. “Os efluentes são transformados em biofertilizante agrícola e o manejo simples auxilia na melhoria de produtividade e precocidade das matrizes”, explica o Assessor de Projetos Institucionais da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, acrescentando que a resposta zootécnica da Tilápia é a melhor opção em se tratando se um sistema de recirculação fechado como o proposto pelo PeixeFácil.

Tanques de cultivo feitos em polietileno cobertos com toldos (Foto: Antônio Júnior)Aspectos Técnicos – O Projeto PeixeFácil, já implantado na área experimental da UFRB em Cruz das Almas, possui três tanques de cultivo feitos em polietileno, com capacidade para cinco mil litros para criação de Tilápia. Ao lado destes são colocados tanques reservatórios para reposição de água e logo em seguida os biodigestores, biofiltros e o sistema de hidroponia vertical. Os tanques principais são produzidos com um visor estanque de policarbonato translúcido para observação dos peixes.

Existem ainda toldos de cobertura para proteção, unidade compacta de bombeamento, filtragem mecânica e biológica, esterilização, aquecimento, oxigenação e recirculação de água entre outros itens. “E tudo isso em apenas oito metros quadrados, com toda a estrutura elétrica e hidráulica necessárias”, informa o pesquisador Antônio José da Silva Júnior.

Fonte: Bahia Pesca


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/externas/3492-ufrb-apresenta-na-bahia-pesca-nova-tecnologia-para-criacao-de-tilapia-no-semiarido

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog