Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB assina acordo de cooperação internacional para implementação do ERTAA

7 de Dezembro de 2022, 19:38 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

{youtube}PHbqM3ey_24{/youtube}

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) assinou um convênio de cooperação com a Rede de Centros de Tecnologias Assistivas da Organização Ibero-americana da Seguridade Social (OISS), em solenidade realizada na manhã do dia 7 de dezembro, no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), em Feira de Santana, como parte da programação do V Colóquio sobre Inclusão e do I Seminário Ibero-Americano sobre Acessibilidade e Tecnologia Assistiva em Rede.

A OISS é um organismo internacional, técnico e especializado, criado em 1954, no II Congresso Ibero-Americano de Seguridade Social, realizado em Lima (Peru) e tem como sede Madri, na Espanha.

A UFRB ao desenvolver o acordo de cooperação técnica com a Organização Ibero-americana da Seguridade Social (OISS) cria o CIAPAT Brasil, projeto que proporcionará grande impacto social relevante ao promover o desenvolvimento e exposição de tecnologias assistivas que asseguram a garantia de direitos para as pessoas com deficiência, pessoas idosas e de mobilidade reduzida.

A assinatura desta cooperação internacional acolhe a participação nele do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), e da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SUDEF), para a viabilização da criação do Espaço de Referência em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (ERTAA), em Feira de Santana. O convênio com o Governo da Bahia foi assinado no dia 30, na sede da SJDHDS, em Salvador.

Segundo os termos do contrato a parceria técnica a ser desenvolvida compreende a cooperação entre a SJDHDS/ SUDEF e a UFRB/ CETENS para viabilização do ERTAA, agora inserido na Rede de Centros de Tecnologias de Apoio da Organização Ibero-americana da Seguridade Social (OISS), incluindo a mais ampla abrangência possível de temas de cooperação como espaço físico e recursos humanos, parceiros do poder público, da sociedade civil e do mundo empresarial, modelo de governança e gestão.

Segundo o convênio com a SJDHDS/ SUDEF e a UFRB/ CETENS, o ERTAA terá como atuação a ser desenvolvida: Área de Exposição de Produtos de Tecnologia Assistiva, Área de Educação Inclusiva, Área de informação, assessoria e documentação em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, catálogo online de produtos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, Área de PD&I de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, FAB LAB de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, oficina de órteses e próteses e laboratórios, parques acessíveis, e outras áreas no âmbito da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

O ERTAA será aberto à participação e à cooperação de entidades públicas e privadas que abracem os objetivos de facilitar uma maior autonomia, qualidade de vida e inclusão das pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas com mobilidade reduzida através do desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade.

Solenidade – Estiveram presentes na mesa institucional no ato de abertura e assinatura de acordo de cooperação técnica OISS e UFRB, o reitor, professor Fábio Josué Souza dos Santos, a secretária geral adjunta da Organização Ibero-Americana de Seguridade Social, Ana Mohedano Escobar; a superintendente de Assuntos Internacionais da UFRB, Carolina Fialho Silva, o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representando o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Adson Ribeiro; o coordenador do Curso de Engenharia de TA e A, João Luiz Carneiro Carvalho.

Também compuseram a mesa institucional, o professor Aurelino Bento da Silva, do Gabinete do deputado federal José Neto; a secretária de Educação de Feira de Santana, Anaci Paim; a coordenadora do Núcleo de Estudos de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade NETAA, Luciene Gomes, o professor doutor Jesus Carlos Delgado Garcia, professor da UFRB/CETENS e presidente da Associação Brasileira de Emprego Apoiado, idealizador e protagonista desta ação; e a organizadora do Colóquio, professora Nelma Galvão.

Também estiveram no ato, o vice-diretor do CETENS/UFRB, Odair Vieira; Gabriela Groba, diretora do CIAPAT e subdiretora do Centro Regional Cone Sul OISS (Argentina); o professor Teófilo Galvão Filho, doutor em Educação, idealizador e professor do curso de Tecnologia Assistiva e Engenharia de Acessibilidade da UFRB/CETENS, diretor do CIAPAT Brasil; Polín Olguín Rojas, psicólogo, Tecnologias de Apoio e Intervenção Neuropsicológica, Centro UC (Chile); Andrés Camilo Cárdenas Espitia, diretor do CIAPAT, Universidade Manuela Beltrán (Colômbia); Santiago Duhalde Bartolucci, diretor em funções do CEAPAT (Espanha); o gerente Executivo do INSS, Fernando Oliveira; o presidente do INED, professor Josué Mello, membros do Ecossistema de Inovação, professores, técnicos-administrativos, estudantes e convidados.

O reitor Fábio Josué contextualizou sua fala, ao explicar o processo de formação da UFRB, criada há 17 anos, e que responde por parte do processo de interiorização e expansão da educação superior federal na Bahia. A comunidade acadêmica da UFRB tem quase 15 mil pessoas, delas, quase 13 mil estudantes de graduação e de pós-graduação, 995 professores, 700 técnicos-administrativos e 380 colaboradores terceirizados. A UFRB tem 63 cursos de graduação e 37 cursos de pós-graduação.

“A UFRB é a maior política pública adotada no Recôncavo da Bahia e no Vale do Jiquiriçá ao longo da história”, ressaltou Fábio Josué. Para o reitor, o fato de a UFRB ter 86% dos estudantes advindos de famílias com renda per capta salarial de até 1,5 salário mínimo; 82% se autodeclaram negros e pardos; 73% são oriundos de escolas públicas demonstrando ser um projeto de “inclusão social forte” no Estado.

Mais sobre o V Colóquio em https://www.coloquiosobreinclusao.com.

{gallery}noticias2022/ertaa{/gallery}


Fonte: https://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/6753-ufrb-assina-acordo-de-cooperacao-internacional-para-implementacao-do-ertaa

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog