Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB celebra inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária

4 de Abril de 2014, 16:17 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 34 vezes

A inauguração do Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia foi realizada nesta sexta-feira, às 10h, no campus de Cruz das Almas. Com 3500 m² de área construída, o hospital surge com o compromisso de aliar ensino, pesquisa e extensão, por meio da integração de diversos cursos de graduação relacionados à medicina veterinária.

“O hospital surge do compromisso desta instituição com a educação de excelência na região do recôncavo da Bahia”, destaca a diretora do Hospital Universitário de Medicina Veterinária, Ana Paula Peixoto. Com uma estrutura que conta com ambulatórios para atendimento de animais de pequeno, médio e grande porte, centros cirúrgicos, laboratórios de diagnóstico, sala de necropsia e internamentos, o HUMV possui também setores de suporte às atividades hospitalares, a exemplo da recepção, farmácia, lavanderia, central de esterilização, técnica cirúrgica, central de gases medicinais, laboratório multifuncional, refeitório e auditório com capacidade para 90 pessoas.

Representantes da Administração Central e autoridades da área de saúde estiveram presentes na cerimônia. A mesa de abertura da inauguração foi composta pelo reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; pelo diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira; pela presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV- BA), Ana Elisa Almeida; pelo diretor da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia, Antônio Lisboa Filho e pela diretora do HUMV, Ana Paula Peixoto.

“A construção deste hospital de medicina veterinária é a prova que a UFRB possui um diálogo profundo com a sociedade”, aponta o reitor Paulo Gabriel. Ele completa que a forma como tratamos os animais, plantas e meio ambiente tem a ver com a forma como a sociedade se vê no mundo, em sua opinião, trata-se de um vínculo completo com a própria pessoa. Para o diretor do CCAAB, o momento é para celebrar: “hoje o recôncavo está em festa com a entrega desta conquista que é o HUMV. A estrutura física e de equipamento, junto à capacidade e competência dos nossos servidores e da vontade de aprender de nossos alunos, só poderão gerar bons frutos”, fala Vieira.  Também presente na mesa de abertura, Lisboa Filho da UFBA afirma: “é um grande orgulho participar da abertura deste equipamento de ensino que tem como principal objetivo ajudar na capacitação dos nossos jovens”.

O hospital, que teve sua obra entregue em dezembro de 2013, já conta com aulas práticas para diversas disciplinas do curso de Medicina Veterinária e apoio clínico cirúrgico ao setor de Produção animal da UFRB. Após a inauguração oficial, espera-se, de acordo com a diretora Ana Paula, a prestação de serviço médico veterinário hospitalar à comunidade de Cruz das Almas e região. “Dentro desta estrutura funcional e moderna, haveremos de desenvolver a eterna missão do ser humano: a missão de aprender sempre”, resume Ana Paula.

{gallery}noticias2014/humv-inauguracao{/gallery}  


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3531-ufrb-celebra-inauguracao-do-hospital-universitario-de-medicina-veterinaria

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil