Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB e Prefeitura de Rio Real discutem elaboração do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos

18 de Novembro de 2015, 19:29 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 48 vezes

Na tarde da última segunda-feira, 16, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, recebeu a equipe da prefeitura de Rio Real para debater um acordo de cooperação técnica que permita a pesquisa e a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em desenvolvimento pela UFRB naquele município. A iniciativa conta com a coordenação do professor Jesus Delgado e com a participação da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental (Sannari JR).

Participaram da reunião o coordenador do projeto, professor Jesus Delgado; as representantes da Sannari Jr, Vanessa Matos e Kely Hamab; e demais  discentes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB, além da equipe da administração municipal representada pelo secretário de Governo, Mazinho Souza, e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luis Barbosa.

Segundo o estudante Thiago Andrade, idealizador da proposta do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de Rio Real no seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a pesquisa e o plano demonstram a gestão dos resíduos sólidos como um elemento de preocupação motivada pelas Leis de Políticas Nacionais de Resíduos Sólidos - Lei 12.305/10 e de Saneamento Básico - Lei 11.445/2007, que trazem exigências de implantação aos municípios em curto tempo.

O reitor Silvio Soglia destacou que é fundamental que as atividades da Universidade reflitam na melhoria da condição de vida das pessoas da região e, por isso, a iniciativa terá total apoio da administração central. “Confiamos no compromisso e na responsabilidade de todas as partes envolvidas que estão se comprometendo com o Plano. Nós já temos uma experiência acumulada no município de Sapeaçu, então, penso que podemos participar não apenas da elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, mas principalmente da sua execução com tarefas definidas”, declarou.

Para o professor Jesus Delgado, diretor do Laboratório de Intervenção Socioambiental (LIS) do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), o acordo de cooperação entre o município de Rio Real e a UFRB parte da premissa de que a presença regional de uma instituição de educação superior e suas atividades de ensino, pesquisa e extensão devem corresponder às necessidades e expectativas da população que habita essa região. “Como primeira iniciativa do LIS, o município de Rio Real estabelece uma parceria e um Termo de Compromisso que visa produzir o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, iniciativa esta que conduzirá a um intenso ritmo de pesquisa aplicada sobre um problema comum de todos os municípios do Estado. A importância desta primeira ação conjunta se centraliza no fato de que o Plano pode criar condições de projeto que sirvam de modelo, com suas adaptações, para os demais municípios desse território, fora das fronteiras do Recôncavo, o que obrigará a todos nós pesquisadores e técnicos da UFRB a encontrar fórmulas multiplicadoras do efeito extensionista que tem nossa instituição e seus recursos humanos qualificados”, afirmou. 

Confira fotos da reunião:

{gallery}noticias2015/rioreal{/gallery}     

 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4180-ufrb-e-prefeitura-de-rio-real-discutem-elaboracao-do-plano-municipal-de-gestao-de-residuos-solidos

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog