Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB e Prefeitura Municipal de Itaparica debatem cooperação técnica

26 de Fevereiro de 2014, 16:04 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 252 vezes

Representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Prefeitura Municipal de Itaparica estiveram reunidos na segunda-feira, dia 24, para debater a viabilização de um acordo de cooperação técnica entre as instituições. O encontro teve a participação do reitor Paulo Gabriel Nacif e diretores dos Centros de Ensino da UFRB, que foram recebidos pelo vice-prefeito do município, Emílio Franz Conceição, vereadores e sociedade civil. O intuito da cooperação é a promoção de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de meio ambiente, cultura e tecnologia da informação.

De acordo com o vice-prefeito, o município de Itaparica pode sofrer em pouco tempo os impactos de grandes empreendimentos na região, a exemplo do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e do Sistema Viário Oeste. A formação de parcerias com a Universidade seria uma oportunidade para a redução dos impactos negativos e a promoção do desenvolvimento socioeconômico e cultural. “Por seu potencial turístico, Itaparica vive a sazonalidade do setor, impactando diretamente o comércio, a pesca etc. Necessitamos desenvolver alternativas econômicas em outras áreas”, disse Conceição. Ele destacou a importância desta reunião para a articulação entre os pesquisadores, o poder público e a comunidade.

Para o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira, a UFRB tem toda a expertise para firmar uma cooperação técnica nesse sentido. “É dever da Universidade não apenas promover a formação do corpo discente, mas prestar assistência à comunidade”, defendeu. Dentre as áreas prioritárias para a colaboração, ele citou os estudos de impactos ambientais, o mapeamento de áreas de preservação, as ações para recuperação de áreas degradadas e o fortalecimento da agricultura familiar. Projetos nas áreas de planejamento urbano, tecnologias renováveis e preservação cultural também foram debatidos com os demais diretores da UFRB.

“A Ilha de Itaparica, assim como o Recôncavo, precisa de seu fortalecimento cultural e social. Quanto mais estrutura e dinâmica de vida, mais nos desenvolveremos como centros urbanos, e não apenas como regiões de passagem”, enfatizou o reitor Paulo Gabriel Nacif. Para ele, do ponto institucional, é impossível a UFRB ficar de fora dessas discussões pela aproximação histórica e geográfica das duas regiões. “Simbolicamente, o Recôncavo abraça a Ilha. Esse significado precisa ser recuperado, e nós estamos entusiasmados com a possibilidade contribuir com suas demandas”, disse. Ao final da reunião, uma comissão foi criada para a elaboração do termo de cooperação e encaminhamento dos projetos.

Confira fotos da reunião entre a UFRB e a Prefeitura Municipal de Itaparica:

{gallery}noticias2014/itaparica{/gallery}


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3499-ufrb-e-prefeitura-municipal-de-itaparica-debatem-cooperacao-tecnica

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil