Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB e UNEB avançam para consolidar parceria no território Baixo Sul da Bahia

11 de Abril de 2017, 12:04 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 41 vezes

Representantes das equipes centrais de gestão universitária da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) se reuniram na manhã do último dia 30 de março, no Campus XV da UNEB, em Valença.

O encontro teve como objetivo dar continuidade aos diálogos, iniciados em janeiro, para consolidação de uma parceria para desenvolvimento de ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no Território Baixo Sul baiano.

Participaram da reunião os reitores Silvio Soglia (UFRB) e José Bites de Carvalho (UNEB); as vice-reitoras Georgina Gonçalves e Carla Liane; representantes das Pró-Reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação, Ações Afirmativas e Extensão, além dos setores responsáveis pela gestão das iniciativas em Educação a Distância (EaD) em ambas universidades e colegiados de curso.

Diálogo e possibilidades

No período da manhã, foram constituídos dois grupos de trabalho. Um para discutir o tema Educação à Distância, Graduação e Internacionalização; e outro para dialogar sobre Extensão, Pós-Graduação e Pesquisa.

Após as discussões, as áreas de Agroecologia, Gestão de Cooperativas, Educação do Campo, Economia Solidária, Desenvolvimento Sustentável, Comunicação Social e Formação de Professores em Educação Quilombola foram apresentadas como possíveis campos para uma possível atuação articulada.

Foi sugerida a elaboração de propostas para uma Especialização em Agricultura Familiar e Cooperativismo e um curso de licenciatura ou tecnológico em Educação Intercultural Quilombola.

Outras possibilidades apresentadas foram a proposição de inserção dos servidores de ambas as instituições nos programas de pós-graduação já existentes, a oferta de cursos de extensão em língua estrangeira (inglês e espanhol) para a comunidade acadêmica e a constituição de um polo EaD associado para desenvolvimento e consolidação da parceria.

Fortalecimento da Educação

Ainda durante a manhã, foi discutida a formalização de um convênio de cooperação técnico-científica entre as instituições, para que seja viabilizada a mobilidade discente e docente.

Para o reitor da UFRB, Silvio Soglia, o encontro apresentou perspectivas para propostas concretas a curto, médio e longo prazo. “Esse território tem uma necessidade e espera que essas instituições, na proposta de parceria, possam beneficiar a população do Baixo Sul. A proposição da parceria, em tempos de crise, é o melhor caminho para ampliar a oferta de educação superior no território”, ressaltou.

Articulação territorial

À tarde, juntaram-se ao grupo o representante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Robson Costa; o prefeito do município de Valença, Ricardo Moura, acompanhado pelos secretários de Educação, de Cultura e de Comunicação da cidade; a reitora do IF Baiano, Célia Pedroso; a diretora do campus do Ifba em Valença, Alba Valéria; o vice-prefeito de Ituberá, Vivaldo Neto, acompanhado dos secretários de Educação e Cultura e Comunicação; e o vereador de Valença, Adailton Francisco.

As autoridades participaram da reunião para pensar junto às instituições em possibilidades de articulação e para auxiliá-las na viabilização das iniciativas propostas para qualificação da educação superior no território.

Um novo encontro entre representantes da UFRB e UNEB deve ser promovido ainda neste mês, para a assinatura do termo de cooperação técnico-científica e para encaminhamento da proposta de polo EaD associado.

Com informações da ASCOM/UNEB.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/portal/noticias/4699-ufrb-e-uneb-avancam-para-consolidar-parceria-no-territorio-baixo-sul-da-bahia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog