Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB mantém IGC 4 e se consolida entre as melhores do Brasil

19 de Dezembro de 2014, 19:23 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 40 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) mantém pelo quarto ano consecutivo a nota quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), pontuação que a coloca entre as melhores do Brasil. Os indicadores de qualidade da educação superior 2013 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, nesta quinta-feira, 18 de dezembro. A nota máxima a ser alcançada por uma instituição de ensino superior é cinco.

O IGC 2013 avalia a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Seu cálculo inclui a média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), relacionados à graduação, e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no que se refere à pós-graduação. Para o cálculo do IGC 2013 na UFRB, foram utilizados dados referentes aos cursos de graduação em medicina veterinária, enfermagem, serviço social, zootecnia, nutrição, além dos Programas de Pós-Graduação strictu senso: Ciências Agrárias, Microbiologia Agrícola, Recursos Genéticos Vegetais, Ciência Animal, Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, Solos e Qualidade de Ecossistemas, Defesa Agropecuária, Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, Engenharia Agrícola. 

Segundo a superintendente de Regulação e Registros Acadêmicos, Caroline Fonseca, a manutenção do IGC 4 reflete o equilíbrio do padrão de qualidade institucional, pois, em anos anteriores, outros cursos foram avaliados: “Este ano, as graduações de saúde, ciências agrárias e biológicas foram referências”, afirma. Ela ainda explica que a definição dos índices é calculada a partir da avaliação trienal de cursos, no caso do IGC 2013, 2011-2012-2013. 

Para o reitor Paulo Gabriel Nacif, a manutenção pelo quarto ano consecutivo do IGC 4 demonstra que a UFRB atingiu um grau de estabilidade na qualidade acadêmica, que reflete as boas condições de seus cursos de graduação e pós-graduação. “A UFRB é um exemplo do quão acertado é a política de interiorização da educação. Fizemos a escolha certa ao apostar na capacidade da nossa gente”, declara. 

Confira o IGC 2013 das Instituições. 


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/3834-ufrb-mantem-igc-4-e-se-consolida-entre-as-melhores-do-brasil-2013

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil