Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB participa de evento para debater Doença Falciforme no Recôncavo

31 de Agosto de 2015, 14:29 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 249 vezes

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) participou do I Encontro para Organização do Sistema Único de Saúde em Atenção às Pessoas que Vivem com Doença Falciforme (DF). O evento ocorreu no dia 27 de agosto, no auditório do Núcleo Regional de Saúde (NRS) Leste, em Cruz das Almas. A universidade foi representada pelo professor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) Fábio Couto e por discentes do Programa de Educação Tutorial (PET-Saúde).

Participaram do evento Hadson Namour, coordenador do NRS Leste; Vanessa Cunha do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Bahia; membros da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab); e representantes dos municípios de Conceição da Feria, Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Sapeaçú.  O objetivo do encontro foi organizar na região a rede de atendimentos do SUS para pessoas que vivem com a DF e apresentar um panorama do cenário das políticas voltadas à atenção dos acometidos pela doença.

Na oportunidade, os membros do PET-Saúde apresentaram os resultados do projeto sobre o cadastramento das pessoas que vivem com DF na região. O trabalho também expôs as unidades hospitalares existentes para a organização da rede e o número de profissionais já capacitados em oito dos nove municípios envolvidos no projeto.

Para o professor Fábio Couto, coordenador do PET-Saúde, a participação da UFRB é importante para consolidação de políticas públicas para pessoas com DF na região. “A Universidade brevemente iniciará a realização dos exames laboratoriais no Laboratório de Apoio Diagnóstico em Anemias (LADA) para a determinação do perfil e quantificação das hemoglobinas anormais, minimizando as dificuldades enfrentadas pelos pacientes que vivem na região”, revela.

No evento, foram debatidas as fragilidades no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para as pessoas com DF e proposto ações para minimizar as dificuldades existentes nas unidades. Todos os municípios presentes se comprometeram a cadastrar os pacientes nas unidades para posterior envio à Sesab.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/4113-ufrb-participa-de-evento-para-debater-doenca-falciforme-no-reconcavo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog