Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB participa de reunião do comitê gestor da agricultura familiar no Recôncavo

25 de Setembro de 2015, 14:07 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 252 vezes

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, reuniu-se com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado da Bahia para instalação do comitê gestor do termo de cooperação técnica e científica para o fortalecimento da agricultura familiar no Território do Recôncavo. A reunião ocorreu na sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das almas, e estabeleceu os pontos iniciais de ação do projeto.

Estavam presentes os professores Alexandre Almassy e Aelson de Almeida e o aluno Vanderson Santos da UFRB. Além deles, participaram da reunião Wilson Dias e João Carlos Silva da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR); Orlando Pereira Filho, Coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR); Célia Tavares do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF); Glória Neiva e Rosana Vieira do Codeter Recôncavo e Ananias Viana do Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape.

O termo de cooperação foi assinado no dia 27 de agosto e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar na região. A UFRB vai participar através de equipes de estudantes e professores realizando diagnósticos e caracterização das propriedades de pequenos agricultores do recôncavo. “A Universidade vai realizar a caracterização das comunidades. Os dados e as pesquisas vão servir de base para implantação de ações adequadas a cada localidade pelo Projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado”, afirma o reitor Silvio Soglia.

O diretor presidente da CAR, Wilson Dias, revela que inicialmente serão contempladas cerca de 3600 famílias nos municípios de Governador Mangabeira, Cruz das Almas e Sapeaçu. ”Aqui se instalou um comitê técnico para construir planos de trabalho a fim de responder a investimentos nas cadeias produtivas da mandioca e da fruticultura do recôncavo. Vamos também prover investimentos do projeto Bahia produtiva para agroindústrias relacionados a essas cadeias produtivas”, disse Dias.

Para Orlando Pereira, do Cepex, o fundamental do projeto é juntar ensino, pesquisa e assistência técnica para construir uma metodologia para organizar a agricultura familiar no recôncavo. “Vamos realizar a universalização da regularização fundiária e dos cadastros ambientais de cada propriedade e município. Também serão instaladas 12 agroindústrias de mandioca e fruticultura, distribuídas de maneira igualitária entre elas. Além disso, será instalada uma propriedade referência em cada cidade para implantação e difusão de tecnologias”, explica.    


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/cultura-e-extensao/4123-ufrb-participa-de-reuniao-do-comite-gestor-da-agricultura-familiar-no-reconcavo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil