Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

UFRB realiza primeira reunião oficial via webconferência

20 de Agosto de 2015, 19:40 , por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 241 vezes

A primeira reunião oficial via webconferência da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi realizada na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, entre a reitoria, gerência técnica e direção dos sete Centros de Ensino. A tecnologia utilizada foi disponibilizada pela Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD), por meio das salas virtuais da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da qual a UFRB faz parte.

Na opinião do reitor Silvio Soglia, trata-se do início de uma nova fase para UFRB, além da implementação e reforço da multicampia interativa, importante aspecto para uma Universidade com seis campi, a saber: Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Cachoeira e Santo Amaro.“Estamos inaugurando hoje uma reunião oficial da reitoria com os gerentes e diretores dos Centros de Ensino utilizando a tecnologia da informação e da comunicação, potencializando as ações administrativas e acadêmicas, ou seja, estamos integrando as unidades de ensino e a reitoria na discussão do tema, e com menos custo, já que os diretores e gerentes não precisaram se deslocar à reitoria para fazer esta reunião”, pontua.

“Como essa ferramenta é tão potencial na educação a distância, nós buscamos trazer para dentro da UFRB, ou seja, buscar mais espaços de salas virtuais para que as reuniões administrativas da universidade venham a acontecer. Através da UAB, que possui o ambiente virtual junto a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), nós identificamos que existiam salas online voltadas para a UAB e outras salas voltadas para as unidades administrativas, a partir daí, estamos, há mais de cinco meses, exercitando junto aos polos de apoio presencial, onde buscamos integrar, via webconferência, esses espaços físicos do estado da Bahia e do curso de licenciatura em matemática”, fala o superintendente da SEAD, Ariston Cardoso. O curso de licenciatura em matemática a distância, ofertado pelo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), possui atualmente sete polos de apoio presencial: Itabuna, Vitória da Conquista, Macaúbas, Teodoro Sampaio, Ipirá, Sapeaçu e Rio.

Com o tema a reestruturação administrativa na gerência técnica da UFRB, a webconferência reuniu cerca de 17 pessoas, em diferentes campi, podendo se comunicar por meio de vídeo, voz e texto, com a possibilidade ainda de gravação/armazenamento do conteúdo. “A ideia é sempre intercalar uma reunião presencial com outra a distância, a partir das experiências que acumularmos na utilização dessa ferramenta, comissões e diversos setores da Universidade poderão faze uso dela”, destaca o reitor Silvio Soglia. A tecnologia está disponível para computadores, tablets e smartphones.

Mais informações: Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da UFRB.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/administracao/4108-ufrb-realiza-primeira-reuniao-oficial-via-webconferencia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil

    Posts do blog