UFRB recebe visita de comitiva de universidade moçambicana para discutir internacionalização
1 de Novembro de 2023, 16:33 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) recebeu, entre os dias 23 e 26 de outubro, a visita de uma comitiva da Universidade Rovuma (UNIROVUMA), de Moçambique. A vinda do grupo teve como objetivos estreitar as relações entre as instituições, viabilizar intercâmbio de estudantes dos diferentes níveis acadêmicos, conhecer as boas práticas estabelecidas na UFRB, dentre outras ações.
As tratativas entre a UFRB e a UNIROVUMA tiveram início em 2019, quando foi assinado um termo de intenções entre as instituições, considerando o interesse comum em manter, aprofundar e desenvolver conjuntamente atividades acadêmicas, científicas e técnicas. Com a visita de agora, a previsão é que o protocolo de intenção avance para um acordo de cooperação efetiva, construindo planos de trabalho com interesses comuns nas diversas áreas de atuação de ambas as instituições. “Esperamos avançar no acordo de cooperação possibilitando promover o desenvolvimento e a difusão do conhecimento, e, em particular, o desenvolvimento da educação superior em níveis de graduação e pós-graduação, assim como a pesquisa científica, tecnológica e de inovação cultural e a extensão”, explicou Roberta Bruschi, coordenadora do Núcleo de Cooperação Internacional da Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) da UFRB.
Durante o período da visita, os moçambicanos estiveram na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), na Pós-Graduação em Recursos Genéticos e Ciências Agrárias, na Coordenação de Criação e Inovação (CINOVA) e nos Centros de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) e de Ciências da Saúde (CCS). No Campus de Cruz das Almas, o grupo visitou as instalações zootécnicas, laboratórios de Solos, o Núcleo de Engenharia de Água e Solo (NEAS) e a Engenharia de Pesca.
A delegação moçambicana era composta pelo assessor de administração e finanças da Reitoria, professor José dos Santos Baptista; o diretor da Faculdade de Direito, professor Barbosa de Morais; o diretor adjunto da Faculdade de Engenharia e Ciências Tecnológicas, professor Saidelamine Mahadal; o diretor adjunto acadêmico da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias, professor Fernando Tanleque; e o diretor adjunto de pesquisa, extensão e inovação da Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias, professor Eduardo Horácio.
Internacionalização
A internacionalização universitária vem ganhando força nos últimos anos, constituindo-se em um importante indicador de qualidade para os cursos de graduação e pós-graduação. Algumas ações se fazem necessárias para a consolidação desse processo; dentre elas, destacam-se o estabelecimento de acordos bilaterais, a mobilidade de servidores e discentes, projetos de pesquisa e extensão conjuntos, intercâmbio virtual, oferta de cursos de idiomas e a “internacionalização em casa” — que versa sobre a múltipla atuação de estrangeiros nas atividades acadêmicas.
Na UFRB, a SUPAI é o órgão responsável pela promoção da internacionalização. Para tanto, explica Roberta Bruschi, a Universidade trabalha em vários aspectos e lista as ações que a instituição vem desenvolvendo: “recebimento de estrangeiros, envio de professores para o exterior, construção de acordos, estamos tentando uma residência universitária para receber estrangeiros, tentando também internacionalizar os programas de pós-graduação, [oferta] de cursos de idiomas, tudo isso visando consolidar nosso processo interno de internacionalização”, relatou.
Para saber mais sobre a internacionalização da UFRB, acesse a página da SUPAI.
Confira as imagens da passagem da comitiva da UNIROVUMA pela UFRB.
{lightgallery type=local path=images/noticias2023/unirovuma previewWidth=200}{/lightgallery}
0sem comentários ainda
Por favor digite as duas palavras abaixo