Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Visita técnica busca internacionalização da Pós-Graduação em Ciências Agrárias

1 de Abril de 2014, 12:32 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 46 vezes

A visita técnica do professor José Alberto Pereira do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, reforçou o convênio entre a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e o Instituto de Bragança. Com o convênio entre as duas instituições desde 2010, Cardoso é o primeiro professor do Instituto a fazer o intercâmbio de docência no programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da UFRB.

Para a coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRB, professora Franceli da Silva, a visita técnica foi um intensivo acadêmico que contribuiu na elaboração de estratégias para internacionalização do programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias. “Pensamos em formas de estreitar a colaboração entre as duas instituições, entre elas, a realização de um workshop sobre agroecologia com ênfase em agricultura sustentável, na linha de bioecologia e manejo que é uma das linhas do Programa de Ciências Agrárias. A previsão é que o evento seja realizado no primeiro semestre de 2015”, afirma Franceli.

Ações para fomentar o intercâmbio dos estudantes e docentes da UFRB e do Instituto Politécnico de Bragança também foi tema de debate, de acordo com o professor visitante. “Eu penso que a colaboração vai estreitar ainda mais. Aqui tem um conjunto de professores que tem vontade de trabalhar conosco e nós também temos um conjunto de docentes que tem muita vontade de trabalhar com a UFRB, por isso, está previsto a vinda de muito mais colegas para fortalecer o programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias, para ajudar nas orientações, participar de bancas, fazer artigos, entre outros”, destaca Pereira. Já em relação aos estudantes, “o objetivo é o discente fazer grande parte do trabalho aqui e depois ter uma mobilidade em nossa instituição em Portugal para trabalhar os dados de forma diferente”, aponta.

O professor José Alberto Pereira também visitou projetos da UFRB no território do sisal, foi responsável pela disciplina condensada na área de proteção integrada de pragas e agricultura sustentável e presidiu a banca de doutorado da estudante Simone Teles. Junto com ele, o estudante de doutorado do Instituto Politécnico de Bragança, Ricardo Malheiro, também esteve na UFRB. Ele ministrou a aula de redação científica em um intensivo de 15 dias. Como resultado, cinco artigos foram produzidos por cada estudante do programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias.


Fonte: http://www.ufrb.edu.br/agencia/pesquisa-academica/3525-visita-tecnica-busca-internacionalizacao-da-pos-graduacao-em-ciencias-agrarias

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    UFRB

    Brazil