Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB presta homenagem ao professor Elinsmar Adorno

25 de Abril de 2016, 14:22, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

prof. Elinsmar AdornoEm homenagem ao docente Elinsmar Vitória Adorno, o setor de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) recebeu o nome do professor, falecido em 10 de março de 2015. O prédio, localizado no campus Cruz das Almas, ganhou ainda uma placa com o reconhecimento dos colegas “por toda dedicação, amor à docência e luta pela qualidade do ensino das Ciências Biológicas”. 

A cerimônia contou com a presença do reitor Silvio Soglia, do diretor e do vice-diretor do CCAAB, Elvis Vieira e Josival Souza, do pró-reitor de Gestão de Pessoal Wagner Tavares, além de docentes, servidores técnico-administrativos e discentes. Para receber a homenagem, os familiares de Adorno: sua mãe, Otavia Adorno, as irmãs Elisângela Adorno e Maria Consuelo Adorno e a sobrinha Poliana Adorno.

O setor de Ciências Biológicas Prof. Elinsmar Adorno é o primeiro registro de um prédio com o nome de um docente na UFRB. A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) em 18 de dezembro de 2015. “O Professor Adorno será lembrado pelo seu grande legado, servindo de inspiração para toda a comunidade acadêmica, sendo um exemplo de educador que estabeleceu uma relação de humanidade com os discentes e é disso que a universidade necessita, de verdadeiros educadores", destaca Silvio Soglia. O diretor do CCABB também falou da contribuição acadêmica e pessoal de Adorno: “em pouco tempo conosco, conseguiu agregar, cativar, entusiasmar e direcionar colegas e estudantes para um estilo de vida de melhor qualidade, com ótimo humor e sabendo conviver com problemas de uma forma toda especial e vitoriosa”.

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1997), ingressou na UFRB no primeiro concurso para docentes da instituição, em 2006. Atuou por quatro anos como coordenador do Bacharelado em Biologia, além de ter sido presidente da Câmara de Graduação por dois anos. Tinha experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Mytella guyanensis, Dinâmica de reprodução, Ecologia de Populações, Manguezais.

O evento foi organizado pela Comissão designada pelo Conselho Diretor do CCAAB, composta pelos professores Sérgio da Rocha, Elissandra Winkaler e Rogério Ribas.

Fonte: CCAAB. 

Confira fotos da homenagem no site do CCAAB. 



UFRB divulga resultado da seleção para curso de Tecnólogo em Agroecologia

22 de Abril de 2016, 18:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna público o resultado do processo seletivo especial para o preenchimento de 58 vagas remanescentes no curso de Tecnólogo em Agroecologia, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A relação dos aprovados está disponível online no site do Processo Seletivo: www.ufrb.edu.br/prosel.

As vagas foram destinadas a pessoas de comunidades rurais e beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), do Crédito Fundiário; dos projetos de assentamentos realizados por outros órgãos, desde que reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); professores e educadores que não possuem formação específica, com vínculo com as secretarias municipais e/ou estaduais de educação, que exerçam atividades em atendimento direto aos assentados; técnicos de ATES e ATER das áreas de Reforma Agrária e comunidades quilombolas.

Os candidatos aprovados deverão efetuar matrícula nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2016, das 8:00 às 11:30 e 13:30 às 16:30 na Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC) campus de Cruz das Almas - BA, munidos da documentação especificada no item 12 e seus subitens do Edital 010/2016.

Confira o resultado.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel



UFRB e Calçados Bibi celebram cooperação para uso de resíduos de EVA em laboratório

20 de Abril de 2016, 19:27, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a empresa Calçados Bibi celebraram nesta quarta-feira, 20 de abril, o termo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural com vistas ao desenvolvimento do projeto de utilização de resíduos do Etileno Acetato de Vinila (EVA) da indústria calçadista. O objetivo é produzir placas/mantas prensadas para aplicação como revestimento/isolamento acústico e térmico em laboratório de aulas práticas do campus universitário de Cruz das Almas.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Jania Betania Alves, o EVA é um material de custo relativamente baixo e que possui grande aplicação na indústria calçadista, sendo utilizado na confecção de placas expandidas para posterior corte de solados, palmilhas e entressolas de calçados de menor preço final e do tipo “full-plastic”. Ela explica que o processo de corte e acabamento de chapas expandidas de EVA gera uma média de 18% em massa de material residual. Na indústria local, isso significa em torno de 160 kg/mês ou aproximadamente 1.920 ton/ano.

A ideia é caracterizar os resíduos de EVA provenientes de chapas expandidas da Bibi Calçados quanto à moforlogia, propriedades térmicas e mecânicas e determinar o custo da moagem destes resíduos visando sua reutilização como revestimento em laboratório de aulas práticas da UFRB. A metodologia do trabalho irá envolver atividades voltadas ao treinamento de recursos humanos, que serão qualificados no desenvolvimento de produtos e/ou processos de relevância científica e tecnológica para região e que poderão ser absorvidos pelo setor industrial e acadêmico.

Além do fortalecimento da infraestrutura de pesquisa nas áreas de materiais/mecânica da UFRB, o vice-coordenador do projeto Jacson Machado acredita que a cooperação firmada com a Bibi Calçados fortalece a interação academia e empresa, necessária ao desenvolvimento social, e pode gerar produtos com potencial econômico a partir dos resíduos industriais, o que contribui para minimizar problemas ambientais.

O projeto está sendo desenvolvido no Laboratório de Materiais/Processos de Fabricação do curso de Engenharia Mecânica da UFRB, com financiamento do CNPq (edital Universal) e com a colaboração dos laboratórios de Análises Aplicadas e Biomateriais (Lapbim) e de Catálise e Materiais (Labcat) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

{gallery}noticias2016/cooperacao-bibi{/gallery}



Abertura do III Fórum de Licenciaturas da UFRB é realizada em Amargosa

19 de Abril de 2016, 15:17, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O III Fórum de Licenciaturas e o Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tiveram início na tarde da última segunda-feira, 18 de abril, na Câmara de Vereadores da cidade de Amargosa. Na UFRB, os programas PIBID e PIBID Diversidade compartilham como objetivo principal o aprimoramento da formação inicial de professores.

O reitor Silvio Soglia e a vice-reitora Georgina Gonçalves fizeram parte da mesa de abertura do evento, saudaram os convidados e o público presente, destacando o Fórum como um importante mecanismo de discussão da formação de professores. “Mais do que nunca é muito oportuno nesse momento discutir currículo e formação dos nossos professores. Precisamos mais e mais de educação e formação do nosso povo para introduzir no ensino básico questões que contribuam com uma formação mais cidadã”, apontou o reitor. A vice-reitora destacou o protagonismo do Centro de Formação de Professores (CFP). “Espero que nesse encontro mais uma vez o Centro de Formação de Professores reafirme o seu compromisso com a transformação da sociedade, com a educação e a liberdade do nosso país”, ressaltou Georgina Gonçalves.

O diretor do CFP, Clarivaldo Sousa; a coordenadora geral do evento, professora Fernanda Santos; o representante discente, José Augusto Junior, e o professor Emanoel Soares, que na ocasião representou a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), também estiveram presentes na mesa oficial que deu início ao evento.

Após a mesa de abertura, o professor e ex-diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Nildon Carlos Santos Pitombo, realizou a Conferência “O plano Nacional de Educação e a Formação de Professores no Brasil”. Em sua fala, ele abordou concepções históricas sobre os dilemas na formação dos professores do Brasil. “Se nós refletirmos sobre os dilemas da saga da formação dos nossos professores, vamos entender o corte histórico que significa o Plano Nacional de Educação, um importante instrumento elaborado e fundamentando em um intenso debate político do Brasil”, comenta Pitombo.

Além de cumprir com a missão de contribuir para a formação dos licenciandos de várias áreas do conhecimento, o Fórum de Licenciaturas em conjunto com o IV Seminário do PIBID UFRB e o I Seminário do PIBID Diversidade da UFRB, pretendem colaborar com a formação continuada de profissionais que já atuam na educação básica, por meio de discussões sobre a atual conjuntura da profissão docente no Brasil. O foco das atividades são nos eixos temáticos: Currículo, Políticas de Formação de Professores, Formação de Professores e Diversidades, Legislação do Ensino e Docência. A terceira edição do Fórum segue até o próximo dia 20 e a programação pode ser conferida no site do evento.

Confira as fotos do evento:

{gallery}noticias2016/forum-licenciatura{/gallery}



UFRB divulga seleção para professor de Física e Sistemas Elétricos e Computacionais

19 de Abril de 2016, 13:00, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de professor substituto nas áreas de Física e Sistemas Elétricos e Computacionais. Estão sendo ofertadas duas vagas, uma para cada área de conhecimento, com carga horária de 40 horas semanais. As inscrições permanecem abertas até o dia 03 de maio.

Os interessados devem protocolar a inscrição e apresentar toda a documentação exigida no edital, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Coordenação de Gestão Acadêmica do CETEC. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00. Podem se inscrever somente candidatos brasileiros (natos ou naturalizados) ou estrangeiros com visto permanente, desde que os candidatos não tenham sido professores substitutos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) ou que não tenham trabalhado, com contrato temporário, em outro órgão federal, nos últimos 24 meses.

O processo seletivo terá duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3, e prova didática, com peso 7. As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de maio, no CETEC. Para a prova didática, cada candidato disporá para a apresentação de sua aula de um mínimo de 30 minutos e um máximo de 50 minutos. Os candidatos entregarão os respectivos planos de aula, em três vias, logo após o sorteio dos pontos. A nota final será calculada a partir da média ponderada das respectivas notas obtidas na análise de currículo e prova didática.

O resultado da seleção será divulgado no site de Concursos da UFRB e fixado no mural da Direção do CETEC até o dia 11 de maio. O contrato temporário terá a vigência de seis meses e/ou coincidirá com a data de término do semestre letivo. O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, podendo a validade ser prorrogada por igual período.

Confira o Edital Interno Nº 03/2016 – CETEC e o Extrato D.O.U - Edital Nº 13/2016 – CETEC.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil