Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

Coletânea sobre Gestão Pública na visão dos Técnicos Administrativos divulga chamada

28 de Maio de 2015, 13:09, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A equipe organizadora do 2º volume da coletânea "A Gestão Pública na visão dos Técnicos Administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais" torna pública a chamada técnica para Submissão e Seleção de Artigos da categoria dos técnicos administrativos em Educação.

O período para submissão tem início no dia 1º de junho e segue até o dia 30 de julho, ou limitável aos primeiros 45 artigos recebidos. Os interessados devem enviar o artigo para o e-mail [email protected] e nomear como assunto da mensagem “Submissão e Seleção de Artigos 2015”.

Dentre os 45 primeiros artigos recebidos, serão selecionados 15 com a devida avaliação (de acordo com a ordem de classificação, dentre a totalidade) para publicação no 2º volume da coletânea, sendo limitada a quantidade de artigos a serem recebidos de acordo com a data e horário de recebimento no e-mail.

Os textos enviados devem se enquadrar às seguintes temáticas: gestão pública; gestão de pessoas nas instituições de Ensino Superior; capacitação e qualificação de servidores; práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão; ética na Gestão Pública e os princípios da Administração Pública; realidade das Instituições Federais de Ensino e Orçamento Público; os Técnicos Administrativos nas instituições de ensino: aspectos sobre qualidade de vida, segurança, saúde e cultura organizacional no ambiente laboral das Universidades Públicas e Institutos Federais; a sustentabilidade ambiental nas Instituições Públicas de Ensino Superior e gestão de documentos públicos.

Os artigos devem ser inéditos e conter no mínimo 6 e no máximo 15 páginas, incluindo-se as referências. Os artigos serão avaliados pelos critérios de relevância do tema, contribuição científica, clareza da redação, linguagem e estilo e referências. O resultado preliminar da seleção será divulgado no site da coletânea até o dia 02 de setembro. Até 14 de dezembro será publicado o segundo volume da obra.

Mais informações: https://taepublicaartigoselivros.wordpress.com/



Consuni da UFRB discute orçamento institucional em sessão extraordinária

27 de Maio de 2015, 13:30, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) na última segunda-feira, 25 de maio, na sala dos Conselhos, campus de Cruz das Almas. A apresentação da situação orçamentária e financeira da UFRB em face da conjuntura nacional foi a principal pauta da reunião.

O presidente do Consuni, reitor Silvio Soglia, explicou a necessidade de esclarecimento da atual situação orçamentária da UFRB no ano de 2015. Com este objetivo, o pró-reitor de Planejamento Geovane Santana apresentou aos conselheiros ações e estratégias que já estão sendo utilizadas de forma a não comprometer o orçamento da instituição. Foi exposta a execução de 2015 realizada até o mês de maio. “Devido ao atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual pelo Congresso Nacional, os limites autorizados para execução estão sendo de apenas 1/12 do valor anual”, apontou.

O pró-reitor de Planejamento esclareceu que em 2014 deixou-se de receber cerca de 32 milhões previstos para orçamento da UFRB. Tal contingenciamento, que consiste no retardamento ou ainda na inexecução de parte da programação de despesa prevista na Lei Orçamentária, afetou aquisição de equipamentos e outros custeios.

O reitor Silvio Soglia explicou que os cortes já estão sendo implementados desde o início do ano e se concentram em despesas com diárias e passagens, energia, água, combustível, telefone, entre outros. Ele informou que foram criadas comissões para elaboração de planos de redução de despesas.

Prioridades - Por sua vez, a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) também irá apresentar estudos de redução das despesas realizadas pela Universidade. Previsto em lei, contratos podem ter a redução entre 20% e 25% em seu valor. Foi ainda ressaltado que o pagamento dos auxílios aos discentes e o pagamento dos terceirizados são prioridade. Também foi destaque a prioridade para as atividades de ensino em relação a diárias e passagens.

A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) esclareceu que o déficit de custeio acumulado pela UFRB nos anos de 2014 e de 2015 é de R$ 9.706.743,93. De acordo com o pró-reitor, será necessário que todos compreendam a redução dos recursos e trabalhem para que o plano de contenção de despesas seja executado. Ao longo do ano, outras reuniões pautadas no orçamento da UFRB serão realizadas.

O presidente do Consuni, reitor Silvio Soglia, informou que nos dias 09 e 10 de junho irá a Brasília para discutir questões relacionadas ao orçamento para a UFRB e, no retorno, convocará nova reunião. 



UFRB divulga seleção para professor substituto de Biologia

27 de Maio de 2015, 13:16, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

 O Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições para o processo seletivo simplificado com vistas à contratação de docente por tempo determinado para as disciplinas: Oficina de Ensino em Biologia e Estágio Supervisionado I. Os requisitos mínimos são a graduação em Licenciatura ou Bacharelado em Biologia ou Licenciatura em Ciências Naturais e mestrado em Educação ou áreas afins. As inscrições poderão ser realizadas de 27 de maio a 10 de junho.

O candidato deve requerer sua inscrição na Coordenação Acadêmica - Núcleo de Atividades de Gestão de Pesquisa e Extensão do CCAAB, no período das 08h às 12h e das 14h às 18h, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00. A inscrição somente poderá ser efetivada pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído, exclusivamente de forma presencial.

O processo seletivo ocorrerá no período de 15 e 16 de junho de 2015. Constará de duas etapas distintas: prova de títulos, com peso 3, e prova didática, com peso 7. Os títulos serão classificados em acadêmicos; científicos, artísticos e literários; didáticos e administrativos e profissionais. A prova didática, realizada em sessão pública, constará de aula expositiva ou de natureza teórico-prática.

O resultado final da seleção será divulgado no âmbito do CCAAB, em seu sítio na internet e no site de Concursos da UFRB até o dia 18 de junho. Não poderão ser contratados servidores que ocupem cargos efetivos, integrantes das carreiras de magistério e aqueles com regime de dedicação exclusiva. O processo seletivo terá validade de 01 ano.

Confira o Edital Interno N° 10/2015 CCAAB 

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos



Tem início nesta quarta, 27, primeira etapa da matrícula web 2015.1 da UFRB

26 de Maio de 2015, 20:08, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), divulga que já está disponível a primeira etapa da matrícula web 2015.1 no Portal Acadêmico. Com início nesta quarta-feira, 27, a matrícula segue até a próxima sexta, 29 de maio.

Nesta fase participarão todos os estudantes dos cursos de graduação a partir do segundo semestre letivo. Os alunos calouros do período 2015.1 não participarão da matrícula web, uma vez que serão automaticamente matriculados em disciplinas do primeiro semestre do curso.

É importante ressaltar que, caso encontre dificuldades no processo de matrícula, a SURRAC informa que está disponível o tutorial de acesso ao Portal Acadêmico. O documento orienta os discentes a adquirir o primeiro acesso e também a recuperação de usuário e senha.

Para dúvidas relacionadas a oferta de disciplinas e o acesso, o aluno deve enviar preencher o formulário disponível na página da Surrac e aguardar resolução ou retorno. Só serão respondidas dúvidas enviadas por este formulário eletrônico.

Processo de permanência - Os estudantes atingidos pelo Artigo 65 do Regulamento do Ensino de Graduação da UFRB e, portanto, sujeitos ao cancelamento de matrícula não poderão solicitar matrícula em disciplinas via web. De acordo com o Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2014.2, os interessados devem instruir Processo de Permanência no Curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino até o dia 09 de junho, a fim de regularizarem sua situação acadêmica.



UFRB convoca alunos sujeitos ao cancelamento de matrícula 2014.2

26 de Maio de 2015, 19:58, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), convoca os alunos sujeitos ao cancelamento de matrícula para regularizar sua situação acadêmica. O Edital de Convocação de Alunos Sujeitos ao Cancelamento de Matrícula 2014.2 foi divulgado pela SURRAC nesta terça-feira, dia 26 de maio.

A convocação é referente aos alunos atingidos pelo art. 65 do Regulamento de Ensino de Graduação da UFRB, que não poderão matricular-se em componentes curriculares para o período 2015.1 enquanto a situação não estiver regularizada. Os alunos interessados em permanecer na Universidade deverão instituir Processo de Permanência de Curso nos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino apresentando defesa, acompanhado das provas que dispuser.

Conforme o lançamento de notas finais do período 2014.2, outros alunos que não constam no edital poderão estar sujeitos ao cancelamento de matrícula. Estes discentes serão devidamente notificamos através da matrícula web ou ajustes presenciais e também deverão instituir Processo de Permanência de Curso.

O prazo final para entrada em processo de permanência é 06 de junho e o prazo final para envio dos processos à SURRAC se encerra no dia 12 de junho.

Confira o Edital 2014.2 com a relação dos convocados.

Dúvidas sobre a convocação podem ser encaminhadas aos Núcleos Acadêmicos dos Centros de Ensino nos seguintes e-mails:

CCAAB – [email protected]

CETEC – [email protected]

CAHL – [email protected]

CFP –  [email protected]

CCS – [email protected]

Mais informações: www.ufrb.edu.br/surrac



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil