Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB aprova concessão de título Doutora Honoris Causa a Dona Cadu

13 de Novembro de 2020, 19:35, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) aprovou nesta quinta-feira, 12, em sessão extraordinária, a concessão do título de Doutora Hononis Causa a Ricardina Pereira da Silva, conhecida como Dona Cadu. Nascida no Recôncavo, Dona Cadu é mulher negra, mãe, líder comunitária, detentora de saberes e fazeres ancestrais, memória viva de confluências afro-indígenas, sambadeira e, atualmente, a mestra ceramista mais antiga de Coqueiros, distrito de Maragogipe-BA.

A honraria foi recomendada por uma comissão formada pelos docentes Fabiana Comerlato, Lúcia Aquino de Queiroz, Martha Rosa Figueira Queiroz, Suzane Tavares de Pinho Pepe e Wilson Rogério Penteado Júnior. O processo teve início em 2016, quando a presidente da comissão, professora Fabiana Cormelato, apresentou o relatório ao Conselho Diretor do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) e este órgão o aprovou por unanimidade. Após todos os trâmites institucionais, a proposta foi apresentada ao CONSUNI e também aprovada por maioria.

A relatora do processo no CONSUNI, professora Tatiana Velloso, pró-reitora de Extensão e presidente da Comissão de Títulos Honoríficos da UFRB, procedeu a leitura de seu parecer favorável à outorga, em que destacou como mérito a trajetória pessoal e profissional de Dona Cadu para a valorização e preservação da cultura local. “A sua trajetória é definida por um reconhecimento de singularidade por suas atividades de ceramista, de sambadeira e de rezadeira, sendo uma grande referência da cultura do Recôncavo da Bahia de ancestralidade africana e indígena”, diz trecho do relatório.

No Memorial Valorativo de Ricardina Pereira da Silva - Dona Cadu, citado como parte do relatório, é destacada a sua vida em 70 anos de dedicação ao ofício de ceramista, com influências de saberes afro-indígenas. “A mestra artesã inicia o seu ofício da arte da cerâmica ainda criança, aos 10 anos. Desde então, é a principal fornecedora de panelas de cerâmica para os restaurantes baianos e está presente nos espaços do Instituto Mauá da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, além de vários centros de artesanatos”, narrou a conselheira Tatiana.

No Memorial, Dona Cadu também é identificada como “Tesouro Humano Vivo” nos termos propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), enquanto uma das mais significativas personalidades difusoras da tradição oral, poética e performática de tradições do Recôncavo. Nesse sentido, falou a professora Dyane Brito, diretora do CAHL: “sabemos o quanto é importante esse título, não só para a Dona Cadu e para a UFRB, mas também para este Território”.

Em áudio encaminhado aos conselheiros da UFRB, Dona Cadu, que completou 100 anos em 2020, agradeceu a homenagem. “Todos vocês são meus filhos; são os amigos e parentes que eu tenho”, disse, emocionada.



IX CachoeiraDoc abre inscrições para oficinas online; festival será em dezembro

12 de Novembro de 2020, 15:19, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Atravessado por reflexões provocadas pela pandemia da Covid-19, o IX CachoeiraDoc acontecerá de 4 a 20 de dezembro, com uma programação em formato online que inclui conferências, filmes, debates e show. As inscrições para as oficinas gratuitas e online podem ser feitas a partir de hoje, e seguem abertas até o dia 23 de novembro. Participantes que tiverem mais de 75% de participação receberão certificado.

São quatro possibilidades de investidas no contexto criativo de imagem, três delas abertas para o público geral: “Olhares negros”, com a diretora Safira Moreira; “Plano de fuga como imaginação – estudando o pensamento radical negro”, conduzida pela performer e artista visual Musa Michelle Matiuzzi; “Crítica e crise, Cachoeira à vista”, ministrada por Ingá, coeditora da revista Cinética; e “Zap Doc”, voltada para estudantes de ensino médio em escolas públicas de Cachoeira e São Félix, que será comandada dupla Stephanie Sobral e Otávio Conceição.

A homenagem deste ano exalta a força de existência de Makota Valdina, pensadora, líder religiosa, educadora e ativista antirracista e contra a intolerância religiosa. Sob a perspectiva intelectual da baiana, o IX CachoeiraDoc dialoga com a memória dela em muitas frentes da programação. Como bem afirmou Makota: “A gente luta até hoje para que a nossa sociedade respeite nossas crenças, respeite a nossa humanidade, e muitas das imagens que foram veiculadas, inclusive, não fizeram bem, fizeram mal”.

Sobre o CachoeiraDoc

O festival busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes. O CachoeiraDoc já se consolidou como um dos principais festivais do gênero documentário no país. Nas oito edições anteriores, cerca de 17 mil pessoas assistiram a mais de 320 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil.

O CachoeiraDoc é uma realização da Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), produção da Ritos Produções, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia através do Edital Setorial do Audiovisual 2019.

Fonte: CachoeiraDoc.



UFRB disciplina apoio ao ensino remoto para professores e técnicos

12 de Novembro de 2020, 11:25, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) definiu orientações às Direções de Centros de Ensino, Pró-Reitorias, Superintendências e aos servidores docentes e técnicos administrativos, em relação ao apoio ao ensino remoto no contexto da pandemia de Covid-19. A Portaria Nº 1.094/2020 foi publicada no dia 05 de novembro de 2020.

Entre as orientações publicadas, estão a de quando instadas, essas unidades administrativas e operacionais devem disponibilizar aos servidores docentes e técnicos administrativos, sob forma de empréstimo, notebook, CPU, monitor, impressora, cadeira, mesa e demais equipamentos que possibilitem o aumento de produtividade e a ergonomia mediante termo de acautelamento de bens durante as atividades acadêmicas de ensino na graduação.

A Portaria informa que os equipamentos e mobiliários a serem cedidos são prioritariamente aqueles disponíveis na unidade de lotação.

O ensino remoto será continuado no Semestre Acadêmico Suplementar (2020.3), definido pela Resolução CONAC Nº 019/2020, bem como a retomada e reorganização do Semestre Acadêmico 2020.1, na pós-graduação, através da Resolução CONAC Nº 022/2020.

Direitos de imagens

Segundo a Portaria, a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas, encontram-se legalmente protegidos pela Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

De acordo com a Portaria, estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização.

Violação

A Portaria informa que a violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos artigos 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei nº 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFRB).”

A portaria definiu, também, que a violação aos direitos de imagens citados deverão ser comunicados através do e-mail [email protected] com o assunto “Direito Autoral”, para que sejam acionados os meios institucionais quanto à reparação aos direitos porventura violados, bem como as penalidades previstas na legislação.

Veja as Portarias.

 



UFRB realiza seleção para equipes do Programa Universidade Para Todos

11 de Novembro de 2020, 21:28, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), divulga os editais para seleção das equipes de suporte administrativo e pedagógico para o programa Universidade para Todos (UPT), em convênio com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Os editais somam 62 vagas no total e destas, 10 vagas são para docentes da UFRB e 52 para discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFRB. 

As inscrições serão realizadas até o dia 18 de novembro de 2020, exclusivamente, através do formulário de inscrição online.

O Coordenador de Área em atividade será remunerado com recursos do contrato firmado entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a UFRB, com bolsa mensal no valor de R$ 1.300,00. O período de vigência das bolsas é de cinco meses, com previsão de início em 07 de dezembro de 2020 e encerramento em 30 de abril de 2021, podendo ser renovável de acordo com a necessidade da equipe gestora, disponibilidade financeira e da verificação da manutenção das condições de elegibilidade do bolsista.

Confira na íntegra o Edital.

Mais informações no site ufrb.edu.br/proext.



UFRB empossa novos servidores técnicos-administrativos e professores

10 de Novembro de 2020, 18:01, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

posse novos servidores

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) empossou novos vinte e quatro servidores técnicos-administrativos e professores aprovados em concurso público. A solenidade online, em decorrência da pandemia da Covid-19, ocorreu na última sexta, dia 6.

A solenidade foi presidida pelo reitor da UFRB, professor Fábio Josué Souza dos Santos e contou com a participação em mesa virtual, do vice-reitor, José Mascarenhas Bisneto; e do pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares.

O pró-reitor Wagner Tavares fez a leitura dos Termos de Posse dos novos servidores técnicos-administrativos e professores para exercerem seus cargos em unidades da UFRB.

Foram empossados nos cargos de professor seis profissionais Camila Ferreira Escobar, Juliana Ricardo de Souza, Luciene Gomes Lanna e Raissa Tavares Vieira Queiroga lotados no Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS); e Marina Rodrigues Martins e Cecilia Lima de Oliveira, lotadas no Centro de Formação de Professores (CFP).

Foram empossados nos cargos de técnicos-administrativos, 18 profissionais. Os assistentes em administração Camila Carvalho Souza (PROPAAE); Gustavo dos Santos Souza (PROGEP); Jefferson Santos Santana (PROGRAD); Jessica Maria Barreto Xavier (SURRAC); Lais Guerreiro dos Santos (PROPLAN); Leonardo Jesus de Araújo (PROPLAN); Lorena Santos Aragão dos Santos (PPGCI); Luana Karina Oliveira Barreto (PROPLAN); Luiz Carlos Simões Piedade (PROGEP); Marília Graziele Oliveira Souza (PROGRAD); Míriam da Silva Ferreira (PROEXT); Naiza Argolo Braz (PROGEP); Rafaela Silva Domingues e Roseano Francisco Beserra, lotados na Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Também foram empossados os técnicos-administrativos Daniela Bitencourt Borges como Técnico de Laboratório/Microscopia; e Denis Fernando Alvarenga, como Técnico de Laboratório/Química, ambos lotados no Centro de Ciências Ambientais, Agrárias e Biológicas (CCAAB); Mariana Rosa Ampuero como Farmacêutico-Bioquímico lotada no Hospital Universitário de Medicina Veterinária (HUMV); e Thaíse Ferreira Carvalho empossada como tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, lotada na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal.

Boas-vindas

O pró-reitor de Gestão de Pessoal, Wagner Tavares; o vice-reitor, professor José Mascarenhas Bisneto e o reitor Fábio Josué deram as boas-vindas aos novos servidores. Mascarenhas e Fábio Josué fizeram um histórico do processo de criação e existência da UFRB, em seus sete centros de ensino, pesquisa e extensão.

Presenças online

Acompanharam a sessão online a pró-reitora de Graduação, Karina de Oliveira Santos Cordeiro; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação – (PPGCI) Maurício Ferreira; a pró-reitora de Extensão, Tatiana Veloso; a pró-reitora de Administração, Rosilda Santana dos Santos; o pró-reitor de Planejamento José Joaquim da Silva Ramos (PROPLAN); o pró-reitor de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Carlos Alberto Santos de Paulo (PROPAAE); o chefe de Gabinete da Reitoria, Luiz Paulo Jesus de Oliveira, entre outros.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil