Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB realiza atividade com alunos do ensino fundamental: Visita Solos na Escola

14 de Setembro de 2015, 12:23, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Núcleo de Ciência do Solo, realizou no dia 26 de agosto a atividade extensionista Visita Solos na Escola. O evento, realizado no campus de Cruz das Almas, foi organizado por professores do Núcleo e por discentes dos cursos de Agroecologia, Agronomia e Engenharia Florestal. Participaram da atividade cerca de 120 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Joaquim Medeiros do município de Cruz das Almas.

A visita é uma das ações do Projeto de Extensão “Sensibilização para a temática Solo e Meio Ambiente”, coordenado pelos professores Euzelina Borges e Luciano Souza. O projeto realiza atividades práticas e reflexivas para estudantes e professores de escolas públicas de ensino fundamental e médio da região. Para Euzelina, o objetivo é popularizar o conhecimento sobre a importância do solo e sua conservação entre os alunos do colegial, produtores rurais e a sociedade como um todo. Ela ainda revela: “pretende-se, com ações desse tipo, que a UFRB possa contribuir para a formação de cidadãos efetivamente responsáveis e incentivar o desenvolvimento de agentes multiplicadores da preservação e conservação do solo na região”.

Com uma programação variada, os alunos participaram de uma atividade denominada Cine Solo, no qual assistiram a um desenho animado que abordou a temática sobre solos; visitaram os Laboratórios de Análises de Solos e o Museu do Núcleo, onde conheceram minerais e rochas oriundas do Estado da Bahia. Uma oficina de pintura utilizando tintas produzidas a partir do solo também foi realizada durante a visita.

Confira as fotos do evento: 

{gallery}noticias2015/visita-solos-escola{/gallery}



Cursos de graduação da UFRB são avaliados pela revista Guia do Estudante

11 de Setembro de 2015, 14:37, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

20150911 selos geQuinze cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram avaliados pelo Guia do Estudante 2016 (GE) do Grupo Abril. Os cursos de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e Educação Física do Centro de Formação de Professores (CFP) se destacaram e receberam quatro estrelas, correspondente ao conceito “muito bom”.

Também foram avaliados os cursos de Jornalismo, Zootecnia, Pedagogia, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Museologia, Serviço Social, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária. Esses receberam o conceito “bom”, correspondente a três estrelas.  

Para Marcia Cozzani, coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física, a boa avaliação é resultado do trabalho comprometido dos docentes e coordenadores. “O selo de qualidade atribuído ao curso constará na publicação do GE de 2015 e serve como um parâmetro para a escolha das Universidades e cursos de graduação por estudantes do nosso país. Em 2014, o curso passou por avaliação do Ministério da Educação (MEC), obtendo nota 4, colaborando para o reconhecimento neste momento pelo GE”, afirma.

Guia do Estudante – É uma revista publicada anualmente com informações sobre cursos de graduação, mercado de trabalho, profissões, áreas de atuação, dicas de como passar no vestibular e em qual universidade estudar. A avaliação conta com um grupo de consultores, formado por docentes, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do MEC, que informa uma pontuação, e em seguida é feita uma média do conceito obtido.

Os critérios para a avaliação envolvem a qualificação do corpo docente, infraestrutura, publicações em revistas especializadas, projetos financiados, número de alunos ingressantes e concluintes, entre outros.  



UFRB debate fornecimento de energia da instituição com Coelba

3 de Setembro de 2015, 14:57, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Silvio Soglia, reuniu-se na última quarta-feira, 2 de setembro, com o gestor geral e o gerente regional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Rafael Sardeiro e Paulo Medeiros. No encontro, foi debatido o fornecimento de energia para a instituição.

A reunião debateu as condições dos contratos que relacionam a energia contratada e a efetivamente gasta pela Universidade. “Equacionamos o que a gente paga como demanda de energia e o que nossas redes efetivamente gastam. Saímos da reunião com a possibilidade de redução de demanda, o que pode criar uma economia de até 200 mil por ano, sem prejudicar o funcionamento da instituição”, revela Soglia.    

O encontro também contou com a participação Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) e da Superintendência de Implantação e Planejamento do Espaço Físico (SIPEF). “A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabelece que grandes consumidores devam pagar uma tarifa binômia, ou seja, a fatura de energia tem dois termos a demanda e o consumo”, explica Pedro Barbosa, engenheiro eletricista da UFRB. Ele acrescenta: “A Universidade tinha a previsão de um determinado patamar de carga. Porém, por uma série de fatores ela está solicitando menos energia que o planejado, o que possibilita a redução da demanda em um horizonte de curto e médio prazo”.

José Mascarenhas, Pró-reitor de Planejamento, considera que a reunião conseguiu ganhos para dentro e para fora da UFRB. Ele afirma: ”Para fora, de maneira a qualificar nossas relações com a Coelba. Para dentro, qualificando os gastos sem prejudicar nossos resultados e ajustando as questões orçamentárias e financeiras, sem deixar de atender os compromissos que a Universidade estabelece”.         



UFRB prorroga inscrições para professor efetivo do CFP

1 de Setembro de 2015, 14:42, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga que foram prorrogadas até 16 de setembro as inscrições do concurso público para professor efetivo do Centro de Formação de Professores (CFP).

Os interessados deverão preencher o Requerimento de Inscrição, disponível na página eletrônica de concursos da UFRB, anexar os documentos listados no edital e enviar, via SEDEX, à Gerência Técnica Administrativa do CFP, localizado na Av. Nestor de Melo Pita, n. 535, Centro Amargosa/BA. A taxa é R$ 90.

São ofertadas vinte e três vagas distribuídas entre as áreas do conhecimento: Aspectos Biológicos da Educação, Ensino de Ciências Naturais e Educação Ambiental, Educação Infantil, História Social da Educação, Psicologia e Educação, Pesquisa e Educação, Filosofia Geral, Libras, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literaturas de Língua Inglesa, Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Física, Química e Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo, Currículo e Pedagogia da Alternância.

O concurso contará com as seguintes etapas: prova escrita ou escrita/prática, didática (aula pública), prova de títulos e defesa de memorial. O cronograma será divulgado no site de concursos da UFRB.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/concursos.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres

UFRB

Brazil